sexta-feira, 26 de março de 2004

Hoje é dia de "Inimigo Publico"

Nos últimos meses, as nossas sextas-feiras têm sido animadas graças ao Inimigo Público. Este suplemento do jornal "Público", tem mostrado uma incrível capacidade para nos fazer rir. "Se não aconteceu, podia ter acontecido" é o lema do jornal.

Neste dia da semana, em muitos locais de trabalho, na pausa para o café ou na hora de almoço, há sempre alguém que vai lendo para os outros; e as gargalhadas sucedem-se umas atrás das outras. Nos dias seguintes perguntamos a familiares e amigos "Viste aquela do Inimigo Público em que diziam que...?"

Nos tempos que correm, todos sentimos que a sociedade portuguesa vive oprimida e triste (sociólogos e psicólogos podem falar disso melhor que eu!), esta possibilidade de nos rirmos é importante para nossa saúde mental individual e colectiva.

Espero que os autores do Inimigo Público continuem inspirados por muitos e bons meses!

Esta situação recorda-me umas palavras de 'Abdu'l-Bahá (nos Estados Unidos em 1913), a propósito da vida de Bahá'u'lláh e Seus companheiros na prisão:

É bom rir. Rir é um relax espiritual. Quando eles [Bahá'u'lláh e companheiros] estavam na prisão, sob as maiores dificuldades e privações, cada um deles, ao final do dia, descrevia um facto engraçado que tivesse acontecido. Nem sempre era fácil descobrir algo engraçado, mas muitas vezes eles riam até lhes correrem lágrimas pelas faces.

(Howard Colby Ives, Portais para a Liberdade, p. 103)

Sem comentários: