domingo, 14 de março de 2004

Sensacionalismo e falta de rigor

Primeiro Jornal na SIC às 13H00. Continuam notícias sobre presumíveis autores dos atentados de Madrid.

Nuno Rogeiro é o comentador. Goste-se ou não do estilo, a verdade é que este comentador costuma estar sempre bem informado. Os seus conhecimentos sobre política internacional, armamento, o mundo da espionagem e contra-espionagem dão sempre mais interesse a qualquer programa de informação.

A certa altura o jornalista - vibrando com o sensacionalismo dos atentados e das ameaças de novos atentados da Al-Qaeda - chama-lhe a atenção para o facto dos Serviços Secretos Suecos terem avisado que o Euro 2004, os Jogos Olímpicos e o Casamento Real em Espanha serem possíveis alvos de novos atentados.

Nuno Rogeiro responde que nunca ouviu falar desses serviços secretos, e que a notícia referida pelo jornalista indica que as fontes de informação desses Serviços Secretos são o "New York Times" e a BBC!!!.

O jornalista insiste: "Mas isto é um facto objectivo!"

Nuno Rogeiro tenta ser diplomata. Responde que este tipo de notícia deve ser tratado com seriedade e rigor. Aquela notícia apenas serve para lançar especulações e o pânico.

Durante alguns segundos as câmaras focam o jornalista enquanto o comentador fala; percebemos que ficou claramente incomodado com o reparo. Era bom que os profissionais da informação não se deixassem dominar pelo sensacionalismo de toda, e qualquer, notícia que lhe chega às mãos.

Na véspera a falta de rigor já tinha sido chocante nas notícias que referiam "a detenção de três marroquinos e dois hindus". Hindus ou indianos???

Sem comentários: