quinta-feira, 8 de abril de 2004

Efeméride - 8 de Abril de 1853

Neste dia, em 1853 Bahá'u'lláh chegou a Bagdade, juntamente com familiares e alguns companheiros. Exilado e espoliado de todos seus bens, deixava para trás a Sua terra natal, a Pérsia. Era o primeiro de quatro exílios. O Iraque era nessa época uma província do Império Otomano.

Bagdade tornara-se local de reunião da comunidade Babí (seguidores do Báb). Após a morte do Báb e com a maioria dos líderes Babís mortos ou encarcerados, a comunidade Bábí sentia-se perdida e desorientada. Os primeiros esforços de Bahá'u'lláh para reorganizar esta comunidade levantaram invejas e desavenças. Por esse motivo preferiu retirar-Se para as montanhas do Curdistão onde permaneceu durante dois anos.

Regressado a Bagdade consegue reorganizar e revitalizar a comunidade. Ainda nesta cidade revela dois importantes livros: As Palavras Ocultas (uma série de aforismos morais que contêm a essência ética da Sua mensagem) e o Livro da Certeza (uma explicação detalhada do propósito e natureza da religião, explicando as passagens mais misteriosas do Corão, e dos Antigo e o Novo Testamentos, e descrevendo o papel dos Mensageiros de Deus como intermediários entre Deus e a humanidade).

O exílio em Bagdade durará 10 anos; no final desse tempo as autoridades otomanas e persas decidem exilá-Lo novamente, desta vez para a capital do Império (Constantinopla). Numa festa que antecedeu a Sua partida para esse novo exílio, Bahá'u'lláh revelará aos amigos mais próximos que é Ele o prometido anunciado pelo Báb.

Sem comentários: