terça-feira, 20 de abril de 2004

A Primeira Páscoa

Continuando o tema da Ressurreição...

A interpretação Bahá'í sobre a ressurreição é uma interpretação implícita nas interpretações iniciais e reflecte o simbolismo original do Novo Testamento. O corpo de Jesus permanece enterrado na antiga cidade de Jerusalém; é um facto afirmado por 'Abdu'l-Bahá em várias das Suas palestras e uma conclusão a que chegaram um bom número de Cristãos modernos. Aceitar isto, porém, de modo algum deprecia o verdadeiro milagre da ressurreição. Pessoalmente, aceito este milagre: o milagre da regeneração da fé cristã após a crucificação do seu Fundador, e a "morte" espiritual temporária dos apóstolos.

A interpretação literal dos relatos da ressurreição contidos dos Evangelhos pode suscitar muitas dificuldades se compararmos cuidadosamente todos os relatos. No livro The First Easter. What Really Happened?, de Hubert Richards são formuladas uma série de questões, não com o objectivo de "ridicularizar o texto", mas para permitir aos cristãos descobrir o verdadeiro propósito das narrativas.

-- "Quando, exactamente, teve lugar o funeral de Jesus? (João diz que o corpo ficou preparado na Sexta-feira à noite; Lucas afirma que as especiarias ficaram prontas ao anoitecer de Sexta-feira; Marcos diz que estes não foram trazidos antes do anoitecer de sábado) Como é que o corpo foi enterrado? (selado e guardado de acordo com Mateus; por embalsamar e não-selado segundo Marcos e Lucas)

-- Em que momento do Domingo é que a primeira testemunha foi ao túmulo? (João diz que ainda era escuro; em Mateus e Lucas era a alvorada; em Marcos foi depois do nascer do sol) Quem eram estas duas testemunhas? (as duas Marias, segundo Mateus; com Salomé, de acordo com Marcos; com Joana e outras segundo Lucas; apenas Maria Madalena de acordo com João, apesar dela falar no plural) Elas viram a pedra ser removida (Mateus) ou quando chegaram isto já tinha acontecido (Lucas, Marcos, João)?

-- O que é que elas viram ali? Um anjo (Mateus, Marcos) ou dois (Lucas, João)? No exterior do túmulo (Mateus) ou no interior (Marcos, Lucas, João)? Como é que estes anjos não eram visíveis quando o túmulo foi visitado ao mesmo tempo por Pedro (Lucas) e João (João)? As mulheres entraram no túmulo antes de ouvirem a mensagem do anjo (Marcos, Lucas) ou depois (Mateus)? Qual era a mensagem que elas tinham de entregar aos discípulos - que o Jesus ressuscitado iria, muito em breve, aparecer perante eles (Lucas, João), ou apenas mais tarde, na Galileia (Mateus, Marcos)? Com estas notícias eles ficaram cheios de medo e não disseram a ninguém (Marcos) ou ficaram cheios de alegria e disseram imediatamente a todos os discípulos (Mateus, Lucas, João)?"

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode me dar uma explicação sobre a quarta sura do alcorão: "E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram. Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo." Sura 4.157-158