quarta-feira, 21 de julho de 2004

Air India

As conferências bahá'ís quando são de âmbito internacional têm um conjunto de características próprias do encontro de culturas. Desde o próprio aspecto, à maneira de falar, passando por hábitos alimentares e todo o género de preocupações corriqueiras, em tudo isso notamos diferenças entre nós.

Um aspecto curioso destes encontros internacionais é perceber o tipo de interesses, divertimentos e piadas que os crentes gostam de contar. Calhou-me uma vez que tivesse por companheiros de mesa uma série de baha'is asiáticos: Tailandeses, Taiwaneses, Sri Lanka, Hong Kong, e Macau. Eu era o único europeu naquela mesa. Quando se começou a falar de piadas, todos eles concordavam num aspecto: contavam-se piadas sobre a Air India. A companhia aérea indiana tinha fama de ser a pior do continente asiático. Diziam que todos os meses tinha acidentes. E contaram a seguinte piada:

Num avião da Air India, em pleno voo, o piloto comunica aos passageiros:

"Senhores passageiros, devido a um problema técnico, estamos neste momento a voar apenas com um único motor; por motivos de segurança, agradecemos que permaneçam sentados nos vossos lugares e com o cinto de segurança apertado. Obrigado."

Instala-se a ansiedade entre os passageiros. Todos se sentam e apertam os cintos. Passados alguns minutos, uma nova comunicação do comandante:

"Senhores passageiros, devido a outro problema técnico o nosso único motor que restava também deixou de funcionar. Vamos ter de efectuar uma aterragem de emergência no mar. Dentro de momentos daremos mais instruções."

A ansiedade dispara. Algumas pessoas começam a rezar; outras choram. Passados alguns minutos, mais uma comunicação do comandante:

"Solicitamos aos passageiro que sabem nadar que se sentem no lado direito do avião; os passageiro que não sabem nadar devem sentar-se no lado esquerdo do avião. Dentro de momentos daremos mais instruções."

Grande agitação entre os passageiros enquanto se procede a trocas de lugares. Quando todos estão novamente sentados, ouve-se mais uma comunicação do piloto:

"Senhores passageiros que sabem nadar: podem neste momento ver através das janelas uma pequena ilha. Vamos tentar aterrar perto dela. Após a aterragem, abrir-se-ão todas as portas do avião. Agradecemos que abandonem o avião com calma e sem precipitações. Uma vez no exterior da aeronave poderão nadar até àquela ilha."

Uma breve pausa e o comandante continua:

"Para os senhores passageiros que não sabem nadar: obrigado por voar na Air India!"

Sem comentários: