sexta-feira, 16 de julho de 2004

Desenvolvimento Humano

Lá está o Relatório Anual sobre Desenvolvimento Humano. Tem o subtítulo "Cultural Liberty in today’s diverse world". É uma foto do nosso mundo. Abordam-se diferentes problemas, em locais que nunca imaginaríamos. Também lá estão questões que, de tempos a tempos, são recordadas por alguma notícia nos media. Houve progressos e retrocessos desde o ano passado. É preciso respirar para digerir tudo aquilo!

A diversidade o planeta leva inevitavelmente a uma diversidade de questões e problemas. As soluções também são diversas. Os problemas identificados têm origem em questões tão diversas como multiculturalidade, processos eleitorais, etnocentrismo, manipulação ideológica, liberdades culturais na Ásia Central, povos indígenas da América Latina e do Sudeste Asiático, colonização cultural, migrações...

E percebe-se que estes problemas existem em países de todos os continentes; as questões mais mediatizadas lá estão ao lados de outras desconhecidas ou quase ignoradas.

Fiquei particularmente interessado por um conjunto de conceitos relativos ao desenvolvimento humano e de ideias chave em que este se baseia. Afirma-se por exemplo:

  • "Desenvolvimento humano consiste essencialmente e permitir que tenham o tipo de vida que escolheram, e proporcionar-lhes os instrumentos e as oportunidades que lhes permitam fazer essas escolhas."
  • "Enquanto os pobres e marginalizados não puderem ter uma voz activa na política local e nacional, também não poderão ter acesso a empregos, escolas, hospitais, justiça, segurança e outros serviços básicos."
  • "Rejeita-se a ideia que as diferenças culturais conduzam necessariamente a conflitos sociais, económicos e políticos, ou que os direitos culturais devem sobrepor-se aos direitos políticos e económicos."
  • "Não existem regras fáceis ou genéricas para construir sociedades muticulturais."

Enfim, quem quer conhecer o mundo em que vivemos tem necessariamente de ler este documento. Apenas tenho de fazer dois comentários muito pessoais:

  • Espero que os media e os responsáveis políticos não reduzam este documento a uma espécie de "Guia Michelin" dos países do mundo. O seu conteúdo não pode ser resumido dessa forma. 
  • Na página 33, lá está: "In Iran the Baha’i Community – the largest religious minority with 300.000 membrers – is not recognised by the Constitution which essentially considers them «non-persons»". É certo que é um pequeno problema, quando comparado com tantos outros que a humanidade se defronta. Mas é um problema que existe..