segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Oração Preferida

Várias pessoas na comunidade bahá'í sabem que eu tenho um gosto especial por uma oração do Báb. Sabem que se me pedirem para eu ler alguma oração, a minha escolha será sempre a mesma. É daquelas preferências que apenas quando estou com bahá’ís.
Trata-se de uma oração onde se confessa a omnipotência do Criador e a nossa fragilidade, a nossa total dependência da vontade de Deus. É como se nós fossemos apenas uma folha que é levada pelo vento da vontade de Deus.
Por vezes penso que sou viciado nesta oração.
Glorificado és Tu, ó Senhor meu Deus!És, em verdade, o Rei dos Reis.Conferes soberania a quem quer que desejes e dela privas qualquer um que Tu queiras.Exaltas a quem quer que desejes e rebaixas qualquer um que Tu queiras.Tornas vitorioso quem quer que desejes e humilhas qualquer um que Tu queiras.Concedes riqueza a quem quer que desejes e reduzes à pobreza qualquer um que Tu queiras.Fazes que quem quer que desejes prevaleça sobre qualquer um que Tu queiras.Em Tuas mãos seguras o império de todas as coisas criadas, e através da potência de Teu mandamento soberano chamas à existência quem quer que Tu desejes.Em verdade, Tu és o Omnisciente, o Omnipotente, o Senhor de Poder.
Para quem contacta pela primeira vez com as escrituras bahá’ís, recomendo que não interpretem o texto de forma literal. Pensem um pouco no que podem simbolizar palavras como “soberania”, “exaltação”, “rebaixamento”, “riqueza”, “pobreza”. A multiplicidade de significados dessas palavras e frases apenas aumenta a beleza da oração.