segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Cartola

Angenor de Oliveira nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1908. Era o quarto de sete irmãos. Com 11 anos, a sua família muda-se para o Morro da Mangueira; as dificuldades financeiras levam-no a trabalhar desde muito cedo. Ao trabalhar nas obras começa a usar um chapéu de côco para evitar sujar o cabelo com cimento; de imediato surge a alcunha: Cartola.

Em 1928, ele é um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Passou então a dedicar cada vez mais tempo à música e foi criando vários sucessos. A Escola da Mangueira adoptou as cores verde e rosa e tornou-se um dos maiores sucessos do carnaval carioca. No seu primeiro desfile na Praça Onze, com o samba de Cartola, Chega de Demanda, a Mangueira ganhou o primeiro prémio do carnaval. Em 1932, Cartola vende o seu primeiro samba, apesar de só ter gravado o seu primeiro disco em 1974. A vida pessoal trouxe-lhe várias alegrias e tristezas. Dizem que Dona Zica e a Mangueira foram as suas grandes paixões.

Ao longo de 72 anos de vida, Cartola compôs, sozinho ou em parcerias, cerca de quinhentas canções. Os seus principais parceiros foram Elton Medeiros, Carlos Cachaça, Noel Rosa e Dalmo Castello. Apesar do sucesso, morreu de cancro, pobre, numa casa doada pelo município do Rio de Janeiro, em Novembro de 1980. Não faltam artistas brasileiros a prestarem-lhe homenagens: Beth Carvalho, Alcione, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Leny Andrade, Cazuza e Marisa Monte.

Cartola, se fosse vivo, faria hoje 96 anos.


O Mundo é um moinho

Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés

Sem comentários: