sexta-feira, 8 de outubro de 2004

Na Voz da América

No Voice of America, um editorial que afirma reflectir a opinião do governo americano:

"Os bahá'ís são a maior minoria não-Muçulmana no Irão com cerca de trezentos mil aderentes. E são um alvos especiais de abusos. Aos bahá’ís não é permitido ensinar ou praticar a sua religião, conseguir empregos públicos ou frequentar universidades iranianas. As suas propriedades têm sido confiscadas e são vítimas de prisões arbitrárias e encarceramento. Vários locais bahá'ís de grande significado religioso têm sido destruídos pelas autoridades iranianas.

Os cristãos no Irão devem trazer consigo bilhetes de identidade e os dirigentes das igrejas devem informar as autoridades antes de admitir novos membros. A discriminação oficial contra judeus no Irão é frequente, e a comunidade judaica no Irão tem sido reduzida a menos de metade do que era antes da revolução Islâmica. Proeminentes lideres sufis têm sido atacados e os muçulmanos sunitas também enfrentam discriminação."

Já aqui referi tantas vezes o assunto das perseguições aos bahá'ís no Irão, que corro o risco de chatear algum leitor mais assíduo. Mas ela existem. Como é que posso ficar calado?

Notícia completa aqui.

(Actualização)

O Voice of America tem mais uma notícia: US Congress Examines Global Religious Freedom.

Sem comentários: