sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Oasis ou miragem?

Um editorial recente do Kaleej Times chama a atenção para o facto dos Emirados Árabes Unidos serem um país totalmente diferente dos restantes países árabes em matéria de tolerância religiosa. O texto em causa, refere dados do The International Religious Freedom Report for 2004 do Departamento de Estado Norte-Americano (onde se destaca um bom relacionamento entre as diferentes comunidades religiosas do país), dados estatísticos governamentais (a população tem 76% de muçulmanos, 9% de cristãos e 15% de outras religiões) e apresenta alguns exemplos de liberdade religiosa no país.

Os exemplos apresentados são interessantes: missionários cristãos fundaram e administram duas maternidades e várias escolas; a distribuição de Bíblias não tem restrições, existem dois templos sikhs e um templo hindu. Ao todo, existem nos Emirados Árabes 24 igrejas cristãs. Alguns dos Emirados já cederam terrenos para construção de cemitérios cristãos e bahá'ís. Já os dados do relatório americano referem pressões e alguns abusos apenas em anos anteriores.

Nunca visitei um país muçulmano. A imagem que sempre criei sobre os países e as sociedades muçulmanas estão invariavelmente associadas à intolerância e à ortodoxia. É verdade que isto é um preconceito da minha parte, e que os preconceitos são uma coisa feia. Não conheço ninguém que more nos Emirados Árabes; não posso deixar de ficar surpreendido com a história da cedência do terreno para a construção do cemitério bahá'í. Geralmente, nos países de maioria muçulmana, os bahá'ís são acusados de heresia e apostasia (nós acreditamos que depois de Maomé apareceram mais Profetas).

E assim, no meio dos meus preconceitos e da minha surpresa com esta notícia, não sei se deva considerar os Emirados como um oásis ou uma miragem. Será que alguém que conheça os Emirados (para além dos free-shops do aeroporto) me pode esclarecer? A notícia completa está aqui: UAE is an oasis of religious tolerance.

Sem comentários: