terça-feira, 30 de novembro de 2004

Protesto Europeu

A União Europeia – através dos embaixadores holandês e britânico - apresentou um protesto formal às autoridades iranianas a propósito da detenção de jornalistas, funcionários de organizações não-governamentais e membros de minorias religiosas. Nesse protesto, apelava-se à libertação imediata de pessoas detidas - em locais desconhecidos - por delito de opinião.

No documento referiam-se os nomes de vários jornalistas e bloggers que foram detidos ou impedidos de viajar. Vale a pena recordar que nos últimos meses as autoridade iranianas têm intensificado os seus ataques à imprensa independente e à própria blogosfera iraniana. Nos casos referidos, os procedimentos legais do próprio sistema judicial iraniano não foram seguidos.

No documento consta ainda um protesto pela demolição de locais sagrados bahá'ís e pela discriminação dos bahá'ís (nomeadamente nas suas possibilidades de acesso à universidade) e um apelo à solução deste problema.

Os embaixadores chamaram a atenção para o facto do Parlamento Europeu ter expressado a sua preocupação sobre a situação dos direitos humanos no Irão, e para o facto de todos os seus 25 estados membros terem apoiado uma resolução sobre direitos humanos adoptada pelas Assembleia Geral das Nações Unidas em 17 de Novembro.

O Irão já rejeitou as críticas europeias, considerando-as "irreais, tendenciosas e não documentadas".

--------------------------

A notícia deste protesto europeu foi divulgada no passado dia 25 de Novembro pela AFP e surgiu nas edições on-line de algumas publicações iranianas (Persian Journal, IranMania) , no Khaleejtimes (Emirados Árabes) e no Daily News (Paquistão). Não resisto a fazer um pequeno comentário.

Segundo os media ocidentais, a potencial capacidade iraniana para produzir armas nucleares tem merecido uma atenção cuidadosa do Ocidente; também tem sido o ponto fulcral dos contactos diplomáticos que actualmente vão decorrendo entre União Europeia e o Irão. Assim, olhando para este protesto da União Europeia no xadrez político actual, só me resta esperar que os direitos humanos no Irão não sejam um "peão" de troca.

Sem comentários: