terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Intolerância em Nakhichevan

No Cáucaso continuam a verificar-se problemas de intolerância e perseguição religiosa por parte das autoridades. Desta vez foi no Azerbaijão. Segundo o Forum 18 News Service, os dirigentes da comunidade Adventista no Nakhichevan (um enclave entre a Arménia, Turquia e Irão) afirmaram que a sua comunidade foi "esmagada". Esta organização informou ainda ter registado casos de detenção de dez muçulmanos e um bahá'í. O Professor Ali Abasov, presidente delegação azeri da International Religious Liberty Association afirmou: "Não há democracia, não há comunicação social independente, não há direitos humanos em Nakhichevan. As autoridades não querem". E acrescentou que naquele enclave, as autoridades fazem o que o governo central do Azerbaijão gostaria de fazer em todo o país.

A comunidade bahá'í em Nakhichevan foi reconhecida oficialmente desde 1997, mas esse reconhecimento oficial foi anulado. Os motivos das autoridades para retirar esse reconhecimento baseia-se no facto de um dos seus membros fundadores não ser bahá'í; por seu lado, os bahá’ís afirmam que a pessoa em causa foi obrigada, sob pressão, a assinar um documento que declarava que ele não era bahá'í.

Ainda segundo a comunidade bahá'í, um dos seus membros, Tavachur Aliev, esteve detido durante 10 dias no passado mês de Setembro. Depois de libertado, foi advertido a não falar da sua religião. Há registo de um bahá'í que foi multado por organizar reuniões não autorizadas (descritas pelas autoridades como "ilegais"). Em 2002 houve uma casa particular que foi arrombada e invadida ela polícia. "Desde então não temos realizado reuniões em Nakhichevan. Estamos a tentar resolver o assunto com as autoridades" disse um bahá'í.

Os bahá'ís parecem determinados em resolver o assunto, e neste momento procuram ajuda do governo central em Baku. O reconhecimento oficial da Comunidade Bahá'í do Azerbeijão – como entidade nacional - pelo Governo Central em Setembro de 2004, permite, naturalmente, a realização de actividades bahá'ís em Nakhichevan, apesar das autoridades do enclave rejeitarem essa pretensão.

Mais detalhes sobre perseguições a outras comunidades religiosas em Nakhichevan aqui.

Actualização:

AZERBAIJAN: Jailed or sharing Faith, "non-constructive teaching" and "creating tensions between family members"

Sem comentários: