quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Mel Gibson vai filmar a história de Mona?

Um curioso rumor alastra actualmente pela comunidade bahá'í: Mel Gibson vai filmar a história de Mona. A notícia (que dificilmente deixa algum bahá'í indiferente) tem sido enviada por mail e já apareceu em alguns blogs americanos.

A história conta-se em poucas palavras. Jack Lenz, músico e compositor canadiano colaborou com Mel Gibson na elaboração da banda sonora do filme "A Paixão de Cristo". Para efectuar esse trabalho, Lenz realizou, durante 15 meses, uma investigação sobre culturas antigas e instrumentos musicais de forma a conseguir obter um tipo de música que melhor se enquadrasse com "A Paixão".

No final do ano passado, Lenz encontrou-se novamente com Gibson e outro produtor, em Los Angeles. Gibson ter-lhe-ia agradecido o trabalho desenvolvido para "A Paixão" e perguntou-lhe se o podia ajudar em alguma coisa. Lenz referiu, então, o seu sonho de longa data: realizar um filme sobre o martírio de Mona Mahmudnizhad, uma jovem bahá'í de 17 anos que foi enforcada no Irão em 1983, juntamente com outras mulheres (ver história em Mona's Story e Aquelas Dez Mulheres de Shiraz).

Depois de ouvir a história sobre Mona e ver o video produzido por Doug Cameron há alguns anos, Mel Gibson teria concordado em financiar o filme. Ainda segundo as mesmas fontes, Jack Lenz já terá concluído o guião e entregou-o aos produtores de Gibson.

Pessoalmente, parece-me que neste momento é apenas o guião que é notícia. Se vamos ter filme ou não, prefiro esperar para ver.


Mona Mahmudnizhad

1 comentário:

Rachel disse...

Hi Marco, thanks for stopping by my blog.

I was actually there when Jack announced that he had money to make a movie about Mona. It sounds like it's really going to happen.

love and prayers