sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

Perguntas e respostas

Depois de ler Asking Questions de Bahiyyih Nakhjavani, não resisti em lançar a outros baha'is uma questão para reflexão: O preceito fundamental do Cristianismo está nas palavras "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". O preceito fundamental da Fé Bahá'í está nas palavras "A terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos". Ambas as frases definem um modelo de comportamento social, um padrão para as relações humanas.

Mas será que podemos realmente fazer distinção entre uma e outra? Será que podemos viver apenas com um destes preceitos e esquecer o outro? Será que um destes preceitos pode ser considerado superior ao outro? Haverá alguma diferença no âmbito de aplicação destes preceitos?

Aqui ficam as respostas que obtive:

* * * * * * *

My 2 cents!

A pergunta: Amor e/ou Unidade (na diversidade).
As 2 são importantes, fundamentais e existentes em todas as religiões. Mas não podemos esquecer o contexto evolutivo do ser humano. Ambos os conceitos são universais, multi-dimensionais e hierárquicos. Há uma razão histórica que Bahá'u'lláh dedicou a sua Revelação ao conceito da Unidade (e Cristo profetizou). Agora a aplicação dos conceitos da Unidade (e amor) saíram da fase romântico (e a fase da salvação individual) e iniciaram uma nova era do desenvolvimento humano - uma Nova Raça e uma Nova Ordem Mundial....

São perguntas difíceis e profundas.

(NH)

* * * * * * *

Eu acho que as duas frases têm um mensagem comportamental igual mas de âmbito diferente! Jesus ensinou o relacionamento próximo, comunitário e Bahá’u’lláh estendeu esse conceito transformando-o num conceito globalizante, falando da terra como um só país; "Que não se vanglorie aquele que ama a sua pátria, mas sim quem ama toda a Humanidade" - este conceito só seria possível nesta era, não?

(MP)

* * * * * * *

"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" naquela altura significava "amor ao próximo." "A terra é um só pais e a humanidade os seus cidadãos" tem um significado mais amplo definindo um comportamento social globalizado.

(LM)

* * * * * * *

Para mim a diferença está no âmbito geográfico. No tempo de Cristo a Terra não era do conhecimento global, com Bahá'u'lláh o âmbito alargou-se a todo o Planeta.

(MMM)

* * * * * * *

Se o amor ao outro significar amor a todos os demais seres humanos, então os dois ensinamentos são complementares. Ou seja, se um baha'i deve amar a humanidade, então que comece por demonstrando esse amor ao vizinho mais próximo; e se um cristão deve amar o seu próximo, filho do Deus único, então que esse amor seja extensivo a todos os seres humanos filhos desse mesmo Deus.

Não vejo como um poderia andar sem o outro!

(CJSC)

* * * * * * *

I just couldn't resist putting in my two cents -

The way I think of this is exactly the same way as I look at schooling – for example learning maths - When we go to the multiplication table, we are really doing sums; one can say they are one and the same, another can say they are different and independent (we do have to memorize the multiplication table don't we) -

So, I think that the relationship between the two quotations from Christ and Baha’u’llah is exactly the same.

(N)

* * * * * * *

Sempre tive para mim e para divulgar aos outros que a Fé Bahá'í diz: "Ama o teu próximo mais que a ti mesmo!" Se seguirmos este preceito simples mas extremamente exigente chegaremos à conclusão de que o segundo preceito: "A terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos", é o seguimento lógico do primeiro.

(JMF)

* * * * * * *

Talvez seja da hora tardia a que escrevo estas linhas, mas devo confessar
que no fundo a minha sensação em relação à interessante interrogação que
levantaste é: não.


>Mas será que podemos realmente fazer distinção entre uma e outra?

não.

>Será que podemos viver apenas com um destes preceitos e esquecer o outro?


de facto, não

>Será que um destes preceitos pode ser considerado superior ao outro?

realmente não

> Haverá alguma diferença no âmbito de aplicação destes preceitos?

não...

(VCJ)

PS: Viva o Braga.

2 comentários:

timshel disse...

Comento para dizer que nada tenho a comentar pois verifiquei que o que teria a comentar já foi comentado nos comentários dos outros comentaristas. :)

um abraço

Anónimo disse...

E já agora, se em realão a nós e aos outros há consenso, como se entende a PALAVRA quando nos é dito:
"AMA-ME PARA QUE EU TE POSSA AMAR, SE NÃO ME AMARES, JAMAIS PODERÁ MEU AMOR ATINGIR-TE!"????
No primeiro caso estamos a falar da relação entre os homens, no segundo a relação é entre nós - homens - e Deus| Ass: Um pássaro em vôo