sexta-feira, 18 de março de 2005

Desrespeitando os mortos

"Vi com grande interesse as imagens da destruição de sepulturas baha'is em Yazd. Não fiquei chocado ou surpreendido, talvez porque incidentes semelhantes aconteceram com os túmulos dos meus parentes que faleceram no Irão, antes e depois da revolução."

"O principal cemitério baha'i de Teerão, por exemplo, que tinha milhares de túmulos, e parecia mais um jardim meticulosamente arranjado do que um cemitério, com flores e árvores alinhadas (e era apropriadamente designado "Golestan-e Javid" ou Jardim Eterno), pouco depois do triunfo da Revolução Islâmica, foi confiscado pelo novo governo que alegremente destruiu as sepulturas e ordenou a construção de um edifício governamental"
Com estas palavras começa um texto de Cyrus Iranzad, intitulado Thanks to Khomeini - Disrespecting the dead, publicado no Iranian.com (também reproduzido no Monte Carmelo).

A ler.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os regimes tirânicos, arrasam as coisas físicas, na esperança de anular a história! Enganam-se! Os gritos do silêncio dos oprimidos, soa muito mais altos do que a vontade de anular aquilo que existiu e existe!É triste, mas o mundo dos tiranos, é frágil, tem que servir-se destes métodos para ter um imaginário sentido de segurança!

Ass: Luz Dourada