quarta-feira, 27 de abril de 2005

Com vista para os Andes...

Finalmente!

A notícia já tinha surgido num jornal chileno e agora tivemos a confirmação oficial. A Comunidade Baha'i do Chile conseguiu adquirir um terreno a norte de Santiago destinado à construção do primeiro Templo Baha'i da América do Sul. O terreno, com um total de 110 hectares, situa-se num local árido e semidesértico. O templo ficará situado no topo de uma colina e terá vista panorâmica sobre as montanhas dos Andes; o edifício principal e os jardins adjacentes ocuparão uma área de sete hectares. Este projecto será financiado com contribuições voluntárias de bahá’ís de todo o mundo.

Se tudo correr bem, dentro de alguns anos esta imagem poderá ser realidade.


A cerimónia de dedicação do local está planeada para Outubro. Segundo os planos actuais, a construção deverá estar concluída dentro de três anos. Para a cerimónia de inauguração serão convidadas representantes de todas as comunidades bahá’ís do mundo, com ênfase especial para os povos indígenas da América do Sul.

Neste momento o anteprojecto já foi aprovado pelas autoridades municipais e o estudo de impacto ambiental está a ser elaborado. A Comissão do Bicentenário do Chile designou o Templo Bahá’í como um dos poucos projectos do sector privado destinados a comemorar os 200 anos da independência da nação chilena.

É interessante notar que em 1953, Shoghi Effendi - que na altura presidia aos destinos da Comunidade Internacional Baha’i - afirmou que o Chile seria o local escolhido para a construção do primeiro templo Bahá’í da América do Sul.

---------------------------------
SOBRE ESTE ASSUNTO:
* BWNS - Spectacular site for Chile Temple
* El Mostrador - Templo Bahá’í para Sudamérica se ubicará al norte de Santiago
* Chile: uma oferta polémica

1 comentário:

Anónimo disse...

Quão grato estou por poder ver o teu blog!
Estás a fazer um excelente trabalho, consegues ter uma visão holística (segundo o meu ponto de vista) sobre o desenrolar dos Planos Maior e Menor de Deus.
É interessante investigar porquê a razão de ser no Chile.
É claro que num assomo de lusitanismo gostaria de ver o Brasil comtemplado, mas as razões mais profundas, provavelemnte, só poderão vir a ser entendidas no espaço de duas ou três gerações.
Chile em Inca quer dizer Inverno Frio. É um país miscigenado entre a cultura hispânica e ameríndia, mesmo que o processo nem sempre tenha sido conduzido da melhor forma -não devemos rescrever a história, estou certo que será um catalisador para a unidade do género humano.
Salvo erro é no Chile que se encontra o maior (ou um dos maiores) telescópios de todo o mundo.
Assim, teremos em conjunto as duas forças impulsionadoras da civilização a ciência e religião que se enriquecerão mutuamente e guiarão a humanidade para a Idade Áurea, "tão radiante que nenhuma visão a poderá contemplar".
Parabéns Marco.

João Moutinho