terça-feira, 12 de abril de 2005

Diálogo

Diálogo com um sobrinho adolescente, dois dias após encontro inter-religioso na Igreja de S. Nicolau.

- Aquele senhor de barba e túnica preta que estava lá no sábado...
- O padre ortodoxo...?
- Sim. Ele parecia muito sério durante a celebração. Depois no final quando falámos ele cumprimentou-nos e vi que ele era muito divertido... nunca pensei! E o padre judeu que lá estava...
- Chamam-se "rabi" ou "rabinos"...
- ... sim, ele fez uma oração que era dita com o coração. Aquilo não foi um discurso. Ele estava mesmo a sentir aquilo que dizia.
- É verdade. Também percebi isso.
- E hoje falei com o Jorge (um colega de escola que é indiano). Falei-lhe do encontro e perguntei-lhe se ele também fazia a oração que acabava com as palavras "Shanti! Shanti!" (Paz! Paz!). Ele ficou admirado por eu saber coisas da religião dele.
- Ainda bem que gostaste. É importante sabermos em que é que acreditam as pessoas que têm outras religiões. É importante não ter preconceitos contra pessoas de outras religiões.
- Pois é, tio. Aquilo no sábado foi um espectáculo!

1 comentário:

Anónimo disse...

O meu sobrinho de 12 anos disse-me o mesmo." Que giro, todos a abraçarem-se! Pensei que não se dessem assim lá muito bem!"

Tomara que estes gestos tenham continuidade na geração deles, já que nós só começamos a vislumbrar o futuro, se não começar a ser ensombrado....

Dad