quinta-feira, 28 de julho de 2005

O Desterro do Báb em Mah-Ku (2)

Em Julho de 1847, a decisão do primeiro-ministro persa de isolar o Báb no forte de Mah-Ku teve um efeito inesperado. Longe do contacto com familiares e crentes, o Báb teve a tranquilidade necessária para revelar e registar os Seus ensinamentos. Até à data do Seu encarceramento, o Báb tinha revelado o equivalente a cinco mil versículos. Muito desses escritos tinham sido destruídos por pessoas com medo do que lhes pudesse acontecer no caso de serem apanhados com esses documentos na sua posse.

O primeiro Babi a chegar a Mah-Ku deixou um relato da forma como eram revelados os escritos no forte:
"A voz do Báb, enquanto Ele ditava os ensinamentos e princípios da Sua Fé, podia ser claramente ouvida por aqueles que moravam perto da montanha. A melodia da Sua entoação, o fluxo rítmico dos versículos que emanavam dos Seus lábios, captava nossos ouvidos e penetrava na nossa própria alma. A montanha e o vale ecoavam a majestade da Sua voz. Os nossos corações vibravam até às profundezas com o apelo das Suas palavras."[1]


Ruínas da Fortaleza de Mah-Ku, onde o Báb esteve desterrado durante nove meses.

Durante aqueles meses, o Báb revelou nove comentários ao Alcorão; também foram escritos várias epístolas ao Xá Muhammad, a vários clérigos das principais cidades persas e ainda de Najaf e Kerbala. Foi também durante esse tempo que foi revelado um trabalho intitulado "As Sete Provas", o Bayan Árabe e o Bayan Persa (este último contém oito mil versículos e é o livro mais importante da religião Babi) [2].

No Bayan (em português, "Expressão" ou "Elocução"), o Báb revoga as leis islâmicas relativas a práticas como oração, jejum, casamento, divórcio e herança, apesar de afirmar repetidamente a divindade de Maomé. Além disso revela um conjunto de leis e afirma repetidamente que quando aparecer "Aquele que Deus tornará Manifesto", Ele poderá aprovar ou alterar as leis reveladas no Bayan. O livro contém explicações sobre termos teológicos como Paraíso, Inferno, Morte, Ressurreição e Juízo Final. Neste livro, o Báb não nomeia qualquer sucessor ou intérprete dos Seus ensinamentos.

Foi também durante o exílio em Mah-Ku, que o Bab recebeu a visita de Mulla Husayn, o Seu primeiro discípulo[3]. Este vivia em Mashad, na província de Khurasan - no extremo nordeste da Pérsia - e decidira viajar a pé até Mah-Ku[4]. Vários crentes em Mashad tentaram persuadi-lo a viajar a cavalo ou numa caravana. Mulla Husayn manteve sempre a sua decisão e apenas permitiu que um crente o acompanhasse. A viagem decorreu sem incidentes; foram sempre recebidos por babis nas várias vilas e cidades por onde passavam; em Teerão, encontrou-se com Bahá'u'lláh.

Na véspera do Naw-Ruz[5] de 1848, estava apenas a um dia viagem de Mah-Ku. Nessa noite, o comandante do forte teve um outro sonho misterioso. Nesse sonho, o Profeta Maomé e um dos Seus companheiros vinham visitar o forte de Mah-Ku. ‘Ali Khan viu o Profeta aparecer na ponte sobre o rio que banha a vila de Mah-Ku; lançou-se aos Seus pés e beijou o manto. Acordou em sobressalto. Vestiu a sua melhor roupa e apressou-se para a ponte. Ao romper do dia, avistou dois vultos (Mulla Husayn e o seu companheiro) sobre a ponte. E tal como no sonho, acreditou tratar-se do Profeta e um dos Seus companheiros; ajoelhou-se e beijou a roupa de Mulla Husayn. Com todo o respeito e humildade e ofereceu-se para os levar a cavalo até ao forte; mas Mulla Husayn quis concluir a caminhada no forte.


Ruínas da Fortaleza de Mah-Ku, onde o Báb esteve desterrado durante nove meses.

O Bab recebeu calorosamente Mulla Husayn e decidiu celebrar aquele Naw-Ruz com aquele Seu primeiro discípulo e os Seus secretários. Com a crescente admiração de 'Ali Khan pelo Báb, foi fácil conseguir autorização para que Mulla Husayn pernoitasse no forte. Durante nove dias, Mulla Husayn permaneceu no forte; teve muitas e prolongadas conversas com o Báb. O Báb foi aconselhando Mulla Husayn sobre as formas de divulgar a nova religião e as cidades que devia visitar. Um dia disse-lhe:
"Os dias da tua estadia nesta região aproximam-se do fim... Alguns dias depois da tua partida deste local, transferir-Nos-ão para outra montanha. Quando chegares ao teu destino, as notícias da Nossa partida de Mah-Ku chegar-te-ão."[7]
Aqueles nove dias foram o último encontro entre Mulla Husayn e o Báb. Durante a despedida o Báb profetizou ainda alguns actos heróicos que viriam a ser cometidos por Mulla Husayn. Dias mais tarde, o primeiro-ministro ordenou que o Báb fosse encarcerado em Chiriq, uma outra fortaleza do Azerbaijão persa.

--------------
NOTAS
[1] - The Dawnbreakers, pag. 249.
[2] - Para ter uma ideia do volume do texto é importante ter presente que o Alcorão possui 6616 versículos.
[3] - Ver O Primeiro Acto.
[4] - A distância entre os dois locais é cerca de 1600 Km.
[5] - O ano novo persa, que se celebra em 21 de Março.
[6] - Sobre este sonho e este tipo de experiências ver comentário num post anterior.
[7] - The Dawnbreakers, pag. 259.

1 comentário:

João Moutinho disse...

"Quando a Lua e o Sol entrarem uem conjugação." Alí Muhammad, o nome do Báb.
O Imame Mahdi, veio tal como estava prometido.