terça-feira, 30 de agosto de 2005

Conhecer e Adorar Deus

Numa das Suas Escrituras, Bahá'u'lláh revelou as seguintes palavras destinadas a serem recitadas diariamente pelos crentes: "Dou testemunho, ó meu Deus que Tu me criaste para Te conhecer e adorar". Esta curta frase resume de forma clara aquilo que segundo os ensinamentos baha’is deve ser o propósito da vida de cada ser humano: conhecer e adorar Deus.

Se considerarmos que a Essência de Deus não está acessível aos seres humanos, percebemos que conhecer Deus é algo que apenas pode ser conseguido através dos Seus Mensageiros. Apesar dos Profetas não partilharem, nem conhecerem, a essência de Deus, as Suas vidas e ensinamentos apresentam o mais perfeito reflexo dos atributos divinos que podemos encontrar entre nós.

E o que pode significar adorar Deus? Segundo os preceitos baha’is, a adoração a Deus está intimamente ligada ao serviço à Sua criação. Por outras palavras, a adoração a Deus não pode ser identificada com uma vida contemplativa dedicada exclusivamente à oração e meditação; o serviço aos nossos semelhantes é a forma mais perfeita dessa adoração. Não é de admirar, pois que segundo a religião baha’i, o trabalho, quando efectuado numa atitude de serviço, seja considerado como uma forma de adoração a Deus. O próprio Bahá'u'lláh encorajou os crentes a ocuparem-se com artes e ofícios que trouxessem benefício à comunidade.

Este conceito de "adoração a Deus" é referido por Bahá'u'lláh numa das Suas Epístolas:
Os actos piedosos dos monges e sacerdotes entre os seguidores do Espírito[1] - que sobre Ele esteja a paz de Deus - são lembrados na Sua presença. Neste Dia, porém, eles que renunciem à vida de reclusão e dirijam os seus passos para o mundo exterior e se ocupem com aquilo que seja de proveito para eles próprios e para os outros.[2]
------------------------------------
NOTAS
[1] – Jesus.
[2] - Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, Bisharat. Referindo-se aos monges que vivem fechados em conventos, Bahá'u'lláh acrescenta ainda: "Nós lhes concedemos permissão para contraírem matrimónio, a fim de que façam surgir alguém que possa fazer menção de Deus, o Senhor do visível e do invisível, o Senhor do Trono Excelso."

2 comentários:

João Moutinho disse...

Um texto simples e excelente!

Elfo disse...

Meu caríssimo Cirilo, sabia que os barbeiros também não existem?

Pense nisso... se fizer o favor de dar uma oportunidade aos que costumam ir ao barbeiro para se justificarem perante um tal dilema posto por aqueles que nunca acharam que jamais iriam precisar de um barbeiro.