quarta-feira, 30 de novembro de 2005

O primeiro dia do resto da tua vida

Pouco antes das 11 da manhã, um enfermeiro entra na sala de espera e chama: "O senhor Marco Oliveira?!..." "Sou eu!" "O seu filho está no berçário. Você pode entrar. Os restantes familiares apenas podem ver do outro lado do vidro."


Não há que enganar; àquela hora da manhã só lá está um único bebé. Tem umas bochechas enormes e por vezes chora bem alto. Do outro lado do vidro os meus pais babam-se a olhar o novo neto. Também eu o contemplo demoradamente. E sinto novamente aquela estranha sensação de mortalidade e imortalidade. Mortalidade porque de alguma forma o meu filho deve ocupar o meu lugar; imortalidade parece que a minha vida se prolonga nele. A sensação não é nova; há dois anos tinha passado pelo mesmo.

Pego nele ao colo. Sinto-lhe o cheiro. Que criatura frágil! Sussurro-lhe uma oração bahá'í para crianças: "Ó Deus, guia-me, protege-me, ilumina a lâmpada do meu coração, e faz de mim uma estrela brilhante. Tu és o grande e o poderoso." Volto a pousá-lo no berço. Tiro as primeiras fotos, com cuidado para não o apanhar de olhos abertos.

Levam-no para junto da mãe, que recupera da anestesia. O cheiro e o calor da mãe parece acalmá-lo. É altura de fazer telefonemas e envias SMS's. Horas mais tarde cabe-me o privilégio de lhe dar o primeiro biberão. Faz umas caras estranhas com o sabor daquele suplemento; mas acaba por beber.

Ao longo a tarde sucedem-se os SMS’s e os telefonemas e chega um ramo de flores da minha empresa. O nascimento de uma criança deixa muita gente feliz. É altura de ir buscar o mais velho ao colégio e apresentá-lo ao irmão. Há expectativa sobre a possível reacção dele, mas o cansaço é mais forte que a curiosidade. O dia na escola foi longo e ele quer voltar para casa e jantar. Amanhã encontrar-se-ão de novo.

Encontro de Irmãos
Agora estão os dois a dormir. O mais velho em casa; o mais novo, na maternidade.

Foi assim. O primeiro dia do resto da vida do David.

20 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Marco.
Prepara-te porque, falo por experiência própria, a confusão, as dores de cabeça e a falta de paciência vão pelo menos duplicar. Mas vale bem a pena, acredita. Porque as bençãos da paternidade essas triplicam ou quadriplicam.
Já agora, David é um nome bem escolhido... (bem vindo ao clube, rapaz).
Que Deus vos abençoe.

Anonymous #2

timshel disse...

Felicidades

Bem-hajam!

Pitucha disse...

Parabéns Marco e para o resto da família.
Felicidades para opequeno David.
Beijos

António disse...

parabens,
depois da primeira vez um tipo pensa que se habitua, que ja sabe o que o espera... surpresa, la vamos nos outra vez :)

Se bem compreendi, o pai não pode assistir e acompanhar a mae durnate o parto?

Dad disse...

Marco, a tua descrição de sentimentos foi tão linda que até as lágrimas me chegaram aos olhos. Na realidade a nossa vida perpetua-se neles e, naquele momento, eles iniciam a sua caminhada. Que Deus o proteja e a vida seja bela. Que linda a foto com o irmão! Apesar de cansado deve ter ficado a pensar como é que teria sido possível sair um bébé assim da barriga da mãe! Beijokas para vocês todos neste momento de felicidade.

Miguel Silva disse...

Parabéns e um grande abraço.

maria disse...

Marco, Muitos Parabéns. Desejo as maiores felicidades para toda a família. Que o pequeno David seja uma estrela na vida.
Um abraço grande.

Helena Araújo disse...

É bem verdade: o nascimento de uma criança deixa muita gente feliz!

Bem-vindo, David!

fernando macedo disse...

Parabéns, Marco. um abraço e dois beijos.

Miguel Marujo disse...

Parabéns, amigo! Extensíveis a toda a família, claro!

Marco Oliveira disse...

Gente boa,
Obrigado a todos pelas vossas felicitações.
Anonymous #2: David foi o nome escolhido pela minha mulher. Gostei da escolha; afinal é nome de uma importante personagem bíblica.
Eufigéno: Somos três homens em casa, é verdade. Mas a verdade é que a minha mulher vale por três, e consegue ter pulso na situação.
António: preferi não assistir ao parto. Provavelmente ia desmaiar, e nestas ocasiões não convém distrair os médicos das suas tarefas.

ELCAlmeida disse...

Parabéns aos pais, ao irmão e, acima de tudo, ao novo ser, a nova criança, que acabou de colocar mais um marco na vida deste planeta.
Parabéns e Felicidades. Eugénio Almeida

Elfo disse...

E eis que eu vinha na A23 quando soube da feliz notícia; dei os parabéns ao pai, claro, sabia que era o Marco, tinha visto o nome no pequeno visor no desgraçado do tmn, mas como vinha de óculos escuros e a apreciar a paisagem lindíssima da neve na Estrela, não me apercebi que havia um segundo nome... embora aquela voz..., bom lá dei os parabéns, perguntei o nome, desejei felicidades para os dois e, fiquei a matutar..., mas então a Sónia não era para ter o bebé só para meio de janeiro...?
Só quando parei o carro e troquei os óculos é que vi que quem estava de PARABÉNS era o Marco Oliveira, o Bahá'í, e não o meu outro amigo Marco Geraldes, o ainda não Bahá'í.
Ou seja há que tirar ilações deste episódio:
1º Não se deve tentar adivinhar através dos óculos escuros;
2º Não se deve confiar na tmn;
3º Se não estou a utilizar o kit mãos livres - esse só tenho da Vodafone, e estava com o telélé a reparar -, não se deve falar e conduzir;
4º O meu amigo Marco Oliveira merece mais atenção do que aquela que eu lhe dispensei ao telefone.

Um grande abraço, rapaz, para ti e para a mãe que teve o trabalho todo e tu agora limitas-te só a receber os louros.
Para a mãe do nóvel David recebe as bençãos Bahá'ís, que eu te possa mandar, juntamente com esta imagem maravilhosa da Serra da Estrela coberta com o seu mais mais encantador manto de inverno.
Parabéns.

Elise disse...

os meus sinceros parabéns!! muitas, mas mesmo muitas felicidades! :)

josé disse...

Grande Marco! Muitos parabéns a ti e à tua mulher. Melhor do que ser pai é ser duas vezes pai.

Ricardo Alves disse...

Marco,
parabéns.

Anónimo disse...

"Puxa vida!É a cara do pai!"

Parabéns!!!

Unknown disse...

Marco

Um abraço grande de PARABÉNS!

pedro disse...

«Enfim duma escolha faz-se um desafio
Enfrenta-se a vida de fio a pavio
Navega-se sem mar, sem vela ou navio
Bebe-se a coragem até dum copo vazio

E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida»

Sérgio Godinho

RMSoares disse...

Votos de Felicidade para o David e os meus Parabéns aos pais babados.