quinta-feira, 2 de março de 2006

Mais uma tatuagem...

Ainda a propósito de tatuagens bahá'ís, R. Emory Lundberg, um leitor de Rodhe Island, enviou-me um link com foto da sua tatuagem com outro símbolo bahá'í. Apesar de ser original, não me convence a mudar de opinião sobre as tatuagens. Aqui fica a foto:


O significado do símbolo é o seguinte: a linha horizontal inferior representa a humanidade; a linha horizontal superior representa Deus e a linha intermédia representa os Manifestantes de Deus. A linha vertical representa a ligação entre Deus, os Manifestantes e a humanidade. Por fim, as duas estrelas simbolizam o Báb e Bahá'u'lláh.

É com alguma facilidade que se vê este símbolo em anéis, capas de livros pinturas e em alguns templos baha'is. Seguem-se alguns exemplos.




Esta última foto apresenta um pormenor do Santuário do Báb, no Monte Carmelo.

6 comentários:

Dina Domingues disse...

gosto do santuário ;) só porque o simbolo está feito ao contrário. terá sido feito por alguém que não sabia o significado?

Marco Oliveira disse...

É a liberdade criativa do arquitecto! :-)

João Moutinho disse...

Não me parece que seja a liberdade criativa do arquitecto. É natural que possa ser lido tal e qual está, sem nenhum exercício de rotação de 90º.

Elfo disse...

Olha pela 1ª vez em muitos meses, concordo com o João Moutinho.
A verdade é que olhando para o meu anel, ele está exactamente como está inscrito no túmulo de Sua Santidade O Báb.

Unknown disse...

querida dina e os demais.. como sou persa de origem sei que o máximo nome no satuário do Báb esté colocado de lado, mas não está errado uma vez que a linha que liga os 3 mundos, é a letra B maiusculo em persa.. que simboliza nome de Bahá.. está perfeita a forma como foi colocada.
abraço

Unknown disse...

querida dina e os demais..
apenas para esclarecer, sobre o máximo nome colocado no santuário.. gostaria dizer que está prefeita e correta a forma como foi colocada.. na verdade estão corretas ambas as formas..
veja o maximo nome.. como sabem representa 3 mundos e a linha que interliga os 3. certo? então
essa linha que interliga na verdade é a lebra B Maiusculo em persa que simboliza nome de Bahá e também Báb. uma vez que ambos os nomes começa com B.Abraço