quinta-feira, 1 de junho de 2006

New York Times

O New York Times noticia hoje as perseguições aos Baha'is no Irão (Iran's Bahai Religious Minority Says It Faces Raids and Arrests). Aqui fica a tradução dos primeiros parágrafos da notícia assinada por Laurie Goodstein.
-----------------------------------------




Minoria Religiosa Bahai do Irão afirma ser alvo de rusgas e detenções

Membros da minoria religiosa bahai do Irão afirmaram esta semana que o governo intensificou recentemente uma campanha de detenções, rusgas e propaganda destinada a erradicar a sua religião do Irão, o seu país de origem.

No dia 19 de Maio, forças de segurança iranianas prenderam 54 bahais na cidade de Shiraz que estavam envolvidos em projectos de serviço comunitário, muitos deles adolescentes ou com pouco mais de vinte anos, afirmaram fontes diplomáticas e fontes bahais fora do Irão.

Não foram acusados e todos - com excepção de três - foram libertados após seis dias, afirmaram estas fontes.

Trata-se da maior prisão em massa desde os anos 1980, quando milhares deles foram presos e mais de 200 foram executados pelo novo governo islâmico.

Estes desenvolvimentos alarmaram os observadores de direitos humanos nas Nações Unidas, que afirmam que desde Dezembro, um jornal governamental iraniano publicou mais de 30 artigos a denegrir a fé Bahai – inclusive acusando os Bahais de sacrificas crianças muçulmanas em dias sagrado. As detenções coincidiram com rusgas em seis casas de famílias bahais, onde foram confiscados computadores e documentos. Mais de 70 outros bahais foram presos desde Janeiro de 2005 em pequenos grupos, e alguns ainda estão presos, afirmam os observadores.

"Vemos o surgimento de um padrão que é perfeitamente sinistro", afirmou Bani Dugal, que representa a Comunidade Internacional Bahai nas Nações Unidas, onde as religiões e alguns outros grupos têm um estatuto consultivo. "Basicamente consiste em tentar criar o terror na comunidade Bahai, e também levar a população iraniana a aceitar isso".

(…)

1 comentário:

Elfo disse...

Façamos então orações pela nossa comunidade na Persia.