sexta-feira, 7 de julho de 2006

Escola das Nações, Macau

O que levaria o Departamento de Educação de Macau – actualmente uma Região Administrativa Especial da China – a doar à Escola das Nações um terreno com 2500 metros quadrados? Este terreno situa-se entre o court de ténis do Hyatt e o estacionamento de um Templo Budista, e será o local de construção do novo edifício desta escola.

Para o director da Escola, Dr. Saba Payman, o gesto do Governo de Macau é um sinal de respeito e reconhecimento. "O governo viu o que temos estado a fazer e o que queremos fazer" afirmou. A maior parte das escolas em Macau foca as suas actividades nos aspectos intelectuais do ensino; a Escola das Nações é considerada como pioneira na área de desenvolvimento moral e pessoal, ao incluir nos seus planos de estudos um Programa de Desenvolvimento de Carácter. Em 1998, a Escola recebeu prémios locais e internacionais devido à sua inovação curricular.

"As pessoas escolhem a nossa escola devido à ênfase que colocamos no desenvolvimento da pessoa como um todo", explica o Dr. Payman. "A nossa principal preocupação é que os estudantes desenvolvam interesses e hábitos que ultrapassem os seus interesses pessoais, e que se envolvam com as necessidades e os problemas que os outros enfrentam no dia a dia."

O apoio a idosos faz parte do Programa de Desenvolvimento de Carácter,
na Escola das Nações

O Programa de Desenvolvimento de Carácter centra-se no desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes e na sua execução prática em diversos actos de serviço à comunidade. Conceitos como responsabilidades e contribuições como membro de uma família, unidade na diversidade, cidadania mundial, e consulta são ensinados na sala de aula. Com o passar do tempo, estes actos tornam-se um modo de vida. Segundo o Dr. Payman, "esta atitude de serviço não é apenas essencial para o desenvolvimento do potencial do indivíduo, mas é também uma força necessária ao melhoramento da sociedade".

Mas o desenvolvimento da Escola nem sempre foi fácil. "Inicialmente, o facto da escola ser de inspiração Baha'i foi um verdadeiro desafio. As pessoas ficavam algo desconfortáveis com a ideia. Agora a Escola é altamente considerada e respeitada. As pessoas vêem que a Escola teve um impacto no desenvolvimento do carácter dos jovens."

Professores e funcionários da Escola das Nações

"A educação pública em Macau é gratuita. Mas o facto de termos recursos financeiros limitados e das nossas actuais instalações deixarem muito a desejar, e apesar de haver muita competição por parte de outras escolas, as pessoas ainda continuam a pagar para que os seus filhos frequentem a Escola". A Escola das Nações é uma das três escolas de Macau que cobra propinas, e mesmo assim tem 90% das vagas preenchidas.

"No fundo, desejamos tornar-nos um exemplo daquilo que a Fé Bahai se esforça por fazer", afirma o Dr. Payman. "Desejamos muito ser vistos como uma luz na promoção da educação académica e espiritual".

---------------------------------------
Notícia original (BWNS): School of the Nations, Macau, receives land grant from government

3 comentários:

Mikolik disse...

Um dia todas as escolas vão ser assiml, ou muito parecidas.

Como eu gostava de ter uma escola destas cá em Portugal para os meus putos!

Anónimo disse...

Isto parece escola para miúdos ricos. Mesmo assim, no que toca aos programas pode-se perguntar porque é que não há nenhuma escola pública assim.

Até imagino as respostas: "Ah ... e tal... é o sistema... sabes como é..."

Elise disse...

Estes posts enchem a alma!

Bem haja!