quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Oliveira Marques



Oliveira Marques era um nome que ouvia com frequência em casa dos meus pais. Só na minha adolescência percebi de quem se tratava. Várias vezes – por gosto e por necessidade – li capítulos da sua obra História de Portugal (os dois volumes; hoje está publicada em três volumes). E lia com gosto.

Em conversas com os meus pais sempre senti que eles tomavam o Oliveira Marques como um referência. Qualquer comentário ou análise sobre a história de Portugal era confrontado com o que o historiador tinha escrito sobre o assunto. A Idade Média em Portugal era uma das suas áreas de especialização; mas a Primeira Republica, o Estado Novo e a Maçonaria também foram objecto do seu estudo e investigação.

Foi professor associado e catedrático nas universidades de Auburn, Flórida, Columbia, Minnesota e Chicago. Também foi professor na Universidade Nova e Directos da Biblioteca Nacional.

Tinha 73 anos e faleceu ontem em Lisboa, vítima de problemas cardíacos.

Obrigado, Professor.

3 comentários:

Anónimo disse...

obrigada por me ter feito gostar da Nossa História

Dina Domingues disse...

ora aqui está um tema que me interessa
tenho lá em casa um viciado em história de portugal e penava que já tinha comprado todos os livros
já vi que pelo menos este autor ainda me falta

Anónimo disse...

Só este fim de semana me apercebi que no mesmo dia faleceu na Polónia o conceituado jornalista e escritor Ryszard Kapuscinski.
Li alguns livros dele que achei excelentes. Tinha um tipo de escrita extremamenter cativante, com um estilo jornalistico mas com a qualidade literária suficiente para ser um crónico candidato ao nobel da literatura. Era um dos ocidentais que melhor compreenderam e sentiram Africa. A todos aqueles que sentem algum fascinio pela Pérsia (e sei que os há entre os leitores deste blogue) recomendo o livro que ele escreveu sobre o Xá.