terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Software que não vende...

Foi hoje noticiado que a PJ e da Inspecção Tributária estão a investigar sistemas de fuga ao fisco em restaurantes detectaram um sistema informático criado para fugir ao fisco que consiste numa "chave" que pode alterar os dados de 50 a 60 mil caixas registadora. Além disto foram identificados oito programas de software comercializados para restaurantes e cafés que têm, à disposição na Internet, programas complementares que podem ser descarregados e adaptados para sistemas de fuga ao fisco.

Segundo a noticia, o estratagema consiste em descarregar da internet um programa informático complementar que depois de instalado, permite a criação de uma contabilidade paralela. A colocação do programa na Internet permite aos vendedores fugirem às suas responsabilidades criminais, já que podem sempre alegar que desconhecem a sua existência e origem.

Curiosamente um amigo meu que tem uma pequena software-house confessava-me hoje que esta é a sua maior dificuldade para vender os seus programas de facturação: não ter esquemas para fugir ao fisco. Pode ser que esta investigação da PJ e da Inspecção Tributária mudem algumas mentalidades e quem trabalha de forma honesta tenha mais oportunidades.

1 comentário:

FL disse...

Eu vi a reportagem na televisão e achei piada ao ar colaborante do presidente da empresa de software(foi assim apresentado).