terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Templo Bahá’í do Chile: inicia-se o fabrico de componentes

A empresa responsável pela concepção e supervisão da construção do primeiro Templo Bahá'í da América do Sul anunciou que estão concluídos vários ensaios e testes, e que se vai iniciar a produção de componentes para a estrutura. Os testes efectuados foram minuciosos e exaustivos, tendo mostrado que o projecto pode prosseguir sem ajustamentos relevantes

Uma maquete do futuro Templo Bahá'í do Chile

Esta nova etapa dos trabalhos coincidiu com a atribuição de um prémio de arquitectura atribuído pela revista Arquitect nos seus prémios anuais Progressive Architecture. O Templo Bahá'í do Chile é um dos oito projectos que recebeu um prémio nesta competição.

"Para os arquitectos, é um prémio que reconhece desenhos que abrem novos rumos" afirmou Siamak Hariri da empresa Hariri Pontarini Architects of Toronto, a empresa que concebeu o templo e que vai supervisionar a sua construção. Hariri descreve o templo como um “templo de luz”. A estrutura será constituída por nove alabastros translúcidos e “asas” em vidro fosco, que durante o dia permitirão a passagem da luz solar. À noite o templo emitirá uma luminosidade proveniente da sua iluminação interior.

Os bahá'ís designam os seus templos como “Casas de Adoração”. O Templo do Chile será a oitava Casa de Adoração; as restantes encontram-se situados na Índia, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Panamá, Uganda e Samoa. O Templo no Chile, tal como os restantes, será financiado integralmente por contribuições voluntárias de baha’is de todo o mundo. O custo está estimado em 21 milhões de Euros.

Nas escrituras bahá'ís, Bahá'u'lláh descreve as Casas de Adoração como locais de reunião para oração e meditação; além disso os bahá'ís planeiam que estas Casas de Adoração sejam o núcleo central de um conjunto de edifícios onde estejam sediadas instituições humanitárias, sociais, educativas e científicas.

---------------------------------
Notícia fonte: Fabrication begins on components for Baha'i temple in South America (BWNS)

2 comentários:

Phillipe Copeland disse...

Thanks Marco. I finally figured out how to read your blog in English so know what you are actually talking about. This news about the Chile Temple is very inspiring.

Marco Oliveira disse...

I'm glad you found how to read this blog in English.
But these translation tools are far from perfect.