sexta-feira, 18 de maio de 2007

Elevadas taxas de Natalidade???

A revista Foreign Policy acaba de publicar a lista das religiões com maiores taxas de crescimento: The List: The World’s Fastest-Growing Religions. O tema torna-se particularmente interessante pois nas últimas décadas tem-se percebido nas sociedades ocidentais uma certa tendência para a redescoberta da religião.

Entre as religiões com maior taxa de crescimento, a FP aponta a Fé Bahá'í (chama-lhe Bahaismo). E detalha: existem 7,7 milhões de bahá’ís e a sua taxa de crescimento é de 1,7%. O que merece uma boa gargalhada é o motivo apontado para este crescimento: elevadas taxas de natalidade na Índia. Fico a pensar onde é que a FP foi buscar estas informações...

As estatísticas oficiais bahá'ís afirmam que existem mais de cinco milhões de bahá’ís em todo o mundo; a Encyclopædia Britannica (2004) e a World Christian Encyclopedia (2001) afirmam que existem mais de 7 milhões de baha’is em todo o mundo. Por seu lado, a Encyclopedia of Religion (2005) sustenta que os bahá’ís são cerca de seis milhões.

Quanto aos motivos do crescimento são possíveis várias explicações de acordo com o tempo e o local. Por exemplo, a taxa de crescimento dos bahá’ís nos EUA é inferior ao que era nos anos 1960, e os motívos desse declínio são diversos; no entanto, em países como a Bolívia, a Zâmbia e a Índia, várias campanhas de divulgação nas últimas décadas têm levado ao crescimento do número de crentes bahá’ís. Existem ainda alguns países onde há uma grande discrepância nos números de diferentes fontes. No Vietname, por exemplo, a Adherents.com afirma que existem mais de 350.000 bahá’ís, mas as estatísticas governamentais referem apenas 7000.

--------------------------------------------------------------------
Sobre este assunto:
Bahá'í statistics (Wikipedia)

2 comentários:

Anónimo disse...

Devem pensar que os baha'is indianos se reproduzem como coelhos!
Ah ah ah ah ah

José Fernandes disse...

Olha que por cá se houvesse mais natalidade, não se perdia nada.