terça-feira, 10 de julho de 2007

Al Gore


Tradução de um excerto do livro de Al Gore "Earth in the Balance", pags 261-262. Este livro foi publicado no início dos anos 1990.
--------------------------------------


Uma das mais novas das grandes religiões universalistas, Baha’i, fundada em 1863 na Pérsia por Mirza Husayn Ali, adverte-nos não só para olhar adequadamente o relacionamento entre a humanidade e a natureza, mas também entre a civilização e o ambiente. Talvez porque as suas visões orientadoras foram formadas durante um período de industrialização acelerada, Baha’i parece captar as implicações espirituais da grande transformação da qual teve um testemunho recente:
“Não podemos isolar o coração humano do ambiente exterior e dizer que depois de um deles ser reestruturado tudo ficará melhor. O homem é orgânico com o mundo. A sua vida interior influencia o ambiente e é fortemente afectada pelo ambiente. Um actua sobre o outro e toda a mudança duradoura na vida do homem é o resultado destas reacções mútuas.”
E também nas escrituras sagradas baha’is vem isto:
“A civilização, tão frequentemente enaltecida pelos eruditos expoentes das artes e ciências, se lhe for permitido ultrapassar os limites da moderação, trará um grande mal aos homens.”

3 comentários:

João Moutinho disse...

Li e reli esse livro.
Considero o Al Gore um dos grandes pensadores da actualidade - e isto sem conotação partidária.
A propósito, quando ele concorreu à presidência norte-americana foi o candidato mais votado.

Anónimo disse...

Acho que esta foi a primeira vez que vi referida a vossa religião. Já lá vão uns aninhos...

Anónimo disse...

Ó João Moutinho, não só foi o mais votado, como tiveram de interromper a votação para que o actual inquilino casa branca ganhasse... vergonhosamente pela decisão de um juíz e não das urnas.

Quanto ao GH, há referências históricas por todo o ocidente, desde Leão de Tolstoi passando pelo, Eça, Mário Soares até a Rockpheler. Mas há mais por aí, aqui e agora. Já me estava a a esquecer do Tony... Blair, é imperdoável.