terça-feira, 14 de agosto de 2007

Egipto: Um Sistema de Castas Religiosas

Bilo, autor do blog Baha'i Faith in Egypt, conta que o mais importante jornal egípcio, Al-Ahram, publicou um artigo no passado dia 8 de Agosto, em que descrevia os planos do governo para a implementação geral do novo sistema de documentos de identidade – o tal em que os cidadãos são obrigados a registar a sua filiação religiosa e apenas dispõe de três escolhas – e o abandono do antigo sistema de documentos de identidade.



O Primeiro-Ministro, Dr. Ahmed Nazeef, exigiu que fosse estabelecido um prazo para o fim da utilização dos antigos bilhetes de identidade. A data exacta será anunciada pelo Ministro do Interior, prevendo-se que isso aconteça em breve, quando 90% da população já tiver recebido o novo documento.

Entretanto alguns Ministérios e organismos públicos já exigem a apresentação do novo documento para a prestação de qualquer serviço. Os efeitos destas medidas já se fazem sentir sobre os bahá’ís e outras minorias religiosas. É impossível conseguir acesso aos cuidados de saúde e as crianças não podem ser vacinadas em hospitais e centros de saúde; também há relatos de alunos bahá’ís que foram expulsos da universidade por não conseguirem fazer prova do adiamento do serviço militar (para o qual é exigido o novo bilhete de identidade).

É um sistema de castas religiosas que se instala do outro lado do Mediterrâneo. Foi para isto que o Egipto foi eleito membro do Conselho dos Direitos Humanos da ONU? E a União Europeia cala-se?

4 comentários:

Elfo disse...

Bom, parece que tenho de ter cuidado com o que escrevo por aqui, pois o Quirólogo, o Elfoverde e o Elforadiante já estão sob a mira dos egipcios, se calhar foi através do Marco do Povo de Bahá. Recebi hoje a notícia por e-mail e fiquei agradavelmente surpreso.

Um abraço para os amigos da censura !!!

Filipa disse...

Estou perplexa com o que li! Como é possível?

Marco Oliveira disse...

Elfo,
Conta lá o que aconteceu...

Filipa,
"Como é possível?" é a pergunta que os egípcios deviam fazer a si próprios.
Obrigado pela visita.

Elfo disse...

Tenho um motor de busca onde procuro pela palavra Quirólogo, e qual não foi o meu espanto quando recebi um mail a anunciar que o meu blogg juntamente com o Elfo Verde e o Elfo Radiante faziam parte de bloco onde o Povo de Bahá estava também incluído.
E eu que até tenho pespegada a minha foto no Quirólogo, estás a ver o filme?
Um abraço,
Elfo.