quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Violações de Direitos Humanos no Irão

PAINEL DAS NAÇÕES UNIDAS EXPRESSA PROFUNDA PREOCUPAÇÃO

Uma comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou ontem (terça-feira) uma resolução onde expressa “profunda preocupação” pelas “correntes e sistemáticas violações” de direitos humanos e liberdades fundamentais no Irão. Com uma votação de 72 votos a favor, 55 abstenções e 50 contra, a moção afirma a “muito séria preocupação” por confirmadas ocorrências de “torturas, tratamentos ou punições desumanos, cruéis e degradantes, que incluem bastonadas e amputações”.

Apoiada pelo Canadá, países europeus, Estados Unidos Austrália, Nova Zelândia, Israel e Palau, a moção também denuncia os apedrejamentos e a "crescente discriminação e outras violações dos direitos humanos contra pessoas pertencentes a minorias religiosas, étnicas e linguísticas” no Irão.

O texto dá um destaque especial aos ataques contra a comunidade Bahá'í feitos pelos media controlados pelo governo, assim como às "crescentes evidências de esforços por parte do Estado para identificar e monitorizar os Bahá'ís, e impedir que os baha'is de ingressar na universidade ou obter sustentabilidade económica".

Antes da votação, o embaixador iraniano na ONU, Mohammad Khazaee, afirmou ao painel que "era pena que a manipulação e abuso dos mecanismos de direitos humanos das Nações Unidas se tenha tornado uma tradição prevalecente e um exercício de certos Estados em levar avante os seus propósitos políticos".

O diplomata foi particularmente duro com o Canadá, o principal patrocinador da resolução, acusando-o de se arrogar "o direito de liderar um papel global na defesa dos direitos humanos, enquanto certas partes da sua população, especialmente as minorias, imigrantes, estrangeiros e povos indígenas sofrem violações de direitos humanos sob o seu olhar".

Mas Bani Dugal, a porta-voz da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas, saudou o resultado da votação: "Estamos satisfeitos pelo facto da Assembleia Geral não se ter demitido das suas responsabilidades na protecção dos direitos humanos e liberdades fundamentais, conforme estão definidas na Carta das Nações Unidas".

--------------------------------------------------
A ler:
UN panel voices deep concern at rights violations in Iran (AFP)
Iran's Human Rights Concern UN Committee (AP)
U.N. committee passes resolution about human rights violations in Iran (BWNS)
Une commission de l’Assemblée générale des Nations Unies approuve une résolution soulignant le caractère préoccupant des violations de droits de l’Homme en Iran
La ONU expresa su preocupación por la situación de derechos humanos en Irán (EFE)

Sem comentários: