sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Teremos Coragem ou Cobardia?



Mais uma cimeira em Lisboa. Desta vez, além dos burocratas europeus, desfilam governantes africanos. Entre estes contam-se ditadores, pseudo-democratas, e verdadeiros democratas; os melhores destes governantes apresentam-se como representantes dos seus povos; os piores comportam-se como se fossem donos dos seus países.

Além do facto de algumas das comitivas africanas terem uma dimensão impressionante (como se isso fosse um reflexo do poder dos respectivos governos!), impressiona a forma como a leviandade com que se pretende abordar alguns assuntos, nomeadamente a questão dos direitos humanos. Mais uma vez os assuntos incómodos parecem estar destinados a ser ignorados para não incomodar os ditadores.

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e alguns euro-deputados vieram agora - nas vésperas da cimeira - exigir que os Direitos Humanos fossem incluídos na agenda desta. Posso estar enganado, mas estes pedidos tardios mais parecem uma tentativa de aliviar consciências do que uma vontade sincera de ver estes assuntos debatidos.

Com tudo isto sinto-me próximo da opinião de alguns escritores europeus e africanos, incluindo cinco prémios Nobel, que acusam os líderes dos dois continentes de "cobardia" por evitarem abordar na cimeira as crises no Zimbabwe e no Darfur.

"Porque devemos ouvir os poderosos quando estes não ouvem os gritos dos que sofrem? Milhões de africanos e europeus esperariam que o Zimbabwe e o Darfur estivessem no topo da agenda", afirmam os 17 subscritores da carta, enviada a todos os chefes de Estado e de Governo que irão estar presentes na cimeira. "Ainda não é demasiado tarde" para incluir as duas crises na agenda.

Entre os subscritores constam cinco prémios Nobel da Literatura: os europeus Günter Grass e Dario Fo, e, do lado africano, Nadine Gordimer, John Coetzee e Wole Soyinka. José Gil é o único português signatário, num rol em que aparece também o moçambicano Mia Couto. "Que podemos dizer desta cobardia política?", interrogam.

Mas a cimeira ainda não começou. Pode ser que eu esteja enganado.

--------------------------------------
A Ler:
Literary grandees lobby EU-Africa summit (The Guardian)
Writers attack Zimbabwe omission (BBC)
Writers press EU-Africa summit to broach Zimbabwe, Darfur (AFP)

Sem comentários: