quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Um projecto de alfabetização



Uma notícia proveniente do Ghana e publicada no BWNS, refere um projecto de alfabetização em língua Twi. Iniciado pela Fundação Olinga para o Desenvolvimento Humano (uma organização não-governamental de inspiração Baha'i), este projecto já envolveu mais de 20.000 jovens ghanêses, desenvolvendo actividades que os ajudam a preservar a língua nacional do seu país.

No âmbito deste projecto – intitulado "Enlightening the Hearts" - têm sido desenvolvidas diversas actividades escolares (incluindo a impressão e divulgação de livros) em mais de 260 escolas na região ocidental do Ghana. No programa de actividades desenvolvidas encontram-se repetidamente a ênfase em valores como a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a necessidade de eliminação de preconceitos e o direito à educação básica. Segundo Leslie Casely-Hayford, directora da Fundação, "a alfabetização e a educação moral são fundamentais par ao progresso de uma sociedade".

As origens do projecto datam de 1996 quando a Comunidade Bahá'í do Ghana iniciou uma campanha de alfabetização. Esta campanha foi desenvolvida por um grupo de Baha’is que criaram a Fundação Olinga; a sua missão é promover a educação básica universal, capacitar jovens e – de acordo com o seu website - “desenvolver as capacidades necessárias para erguer uma civilização em contínuo progresso no continente africano”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Enquanto isto no Irão:
http://usera.imagecave.com/eric1973/02.bmp.jpg
http://usera.imagecave.com/eric1973/03.bmp.jpg
http://usera.imagecave.com/eric1973/01.bmp.jpg
http://i13.tinypic.com/81u3byr.jpg

São sobreviventes de um outro projecto de ensino, este é do governo do Irão numa aldeia iraniana no ano passado, onde um aquecedor a petróleo, velho e sem mínima condição de segurança, provocou o incêndio que vitimou estas pobres crianças...