segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Cinco Milhões sem Identificação

Na sua edição de 12 de Janeiro, o jornal Al-Ahram – uma espécie de órgão semi-oficial do Governo Egípcio – publicou uma entrevista com o Dr. Boutros Boutros-Ghali onde se abordam diversas questões relacionadas com as suas actuais funções de presidente do Conselho Nacional Egípcio para os Direitos Humanos.

O ex-Secretário Geral das Nações Unidas, voltou a reafirmar que não concorda que os documentos de identificação egípcios incluam a filiação religiosa do cidadão, e expressou uma preocupação particular pela situação dos bahá'ís do Egipto. Sobre outras tensões que vive a sociedade egípcia, Boutros-Ghali salientou a necessidade de diálogo inter-religioso, de tolerância e compreensão mútua.

Entretanto, e apesar do prazo de utilização dos novos bilhetes de identidade ter terminado no passado dia 31 de Dezembro, mesmo jornal deu a conhecer que existem mais de 5 milhões de pessoas que ainda não conseguiram obter os novos documentos. Estes tratam-se, essencialmente, de pessoas que residem em zonas rurais e áreas remotas do Egipto.

MAIS INFORMAÇÕES: Current Status of ID Cards in Egypt: Five Million Pending!

Sem comentários: