quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Podcast do Guardian

Quando uns pensamentos mudam a tua mente, isso é filosofia;
Quando Deus muda a tua mente, isso é fé;
Quando uns factos mudam a tua mente, isso é ciência.

Este é a frase que dá o mote a um debate sobre Deus, a filosofia e a ciência num podcast do Guardian. Entre os convidados encontra-se o cientista Stephen Phelps (que é baha’i) que defende ideias como o facto da religião possuir um carácter evolutivo (com ensinamentos relativos) e ter por objectivo o estimular da evolução humana. Também acredita que ciência e religião não devem ser vistas como estando em contradição, mas estado em harmonia entre si.

Para este cientista, o criacionismo e o Inteligent Design não fazem qualquer sentido. Deus é incognoscível; está acima do ser e da existência ou de qualquer atributo. Não há raciocínio lógico capaz de provar a existência de Deus.

Segundo Stephen Phelps, a maioria das pessoas acredita e defende conceitos tão distorcidos sobre Deus e a religião que temos de concordar com os argumentos de Dawkins para rejeitar a existência de Deus. Deus é uma realidade que não pode ser abrangida pelo intelecto.

Vale a pena ouvir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sugiro uma visita ao site http://www.edge.org/
Há temas muito interessantes apresentados. A questão central comum é a todos os pontos é quanto a mudança de opinião, à luz de novos paradigmas.

Marco Oliveira disse...

É verdade, Carlos.
Esse site é muito interessante.
Obrigado pela dica!