terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Religião nos EUA

Um relatório recentemente publicado pelo Pew Forum on Religion and Public Life dos EUA, revela que cerca de 28% dos adultos americanos abandona a religião em que foi educado e para se juntar a outra religião ou simplesmente deixa de professar qualquer religião. O relatório intitula-se “U.S. Religious Landscape Survey”, teve por base mais de 35000 entrevistas e apresenta uma imagem muito fluída das convicções religiosas dos norte-americanos.

Além da erosão da lealdade religiosa à religião da família, este relatório revela que a Igreja Católica tem perdido um significativo número de crentes como resultado destas mudanças de filiação religiosa entre os americanos. Também os Protestantes têm sido vítimas de um declínio considerável de crentes; em 1970 representavam 66% da população americana e agora representam apenas 51%. Outra conclusão interessante indica que mais de 16% dos Adultos americanos afirma que pertence a qualquer religião organizada, facto que torna os “nao-filiados” no quarto maior grupo religioso do país.

O Estudo mostra ainda que o fenómeno da imigração também tem influenciado a religião nos EUA. A maioria dos emigrantes são cristãos; os muçulmanos e os mormons destacam-se por terem famílias numerosas; e os hindus surgem como os mais educados e abastados.

Para quando um estudo destes em Portugal?

---------------------------------
A ler: Americans Change Faiths at Rising Rate, Report Finds (NY Times)

1 comentário:

Héliocoptero disse...

Difícil, Marco, difícil. Em A temática religiosa é encarada com grande leveza em Portugal: ou se assume que somos "esmagadoramente" católicos e, por isso, não vale a pena ir além da pergunta do censo nacional, ou o tema é tabu por se achar que estudá-lo a fundo implica alguma intromissão na vida privada das pessoas. Ou, pior ainda, é assunto que não interessa simplesmente e seria um desperdício de dinheiro estudá-lo a sério.

Podemos esperar sentados, Marco.