sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sharia

Muito se falou e comentou sobre as polémicas declarações do Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, acerca da inevitabilidade da aplicação da sharia no Reino Unido. Não vou comentar o discurso em causa porque ainda não tive a oportunidade de o ler (e não me parece muito correcto basear-me apenas no que dizem os media e alguns comentadores).

Mas sendo a sharia um "assunto quente", penso ser importante que haja um bom entendimento do que esta significa, qual a sua história e a sua aplicabilidade no mundo de hoje. E nesse sentido considero particularmente útil o seguinte diagrama desenhado pelo Dr. Moojan Momen (autor de livros como An Introduction to Shi’i Islam e Islam of the Baha’i Faith e várias vezes citado neste blog).


(imagem obtida no Barnabas Quotidianus)

Aqui apresentam-se as fontes da sharia. Note-se que a maioria se refere ao Islão sunita; as palavras e as setas a vermelho referem-se ao Islão xiita, onde em alguns aspectos a abordagem à sharia é diferente (não obstante as penas máximas no Irão serem tão graves quanto as que existem na Arábia Saudita).

Sem comentários: