quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Uma condenação em bloco!



A Presidência da UE (Eslovénia) acaba de emitir um comunicado em nome da União Europeia sobre a situação cada vez mais grave dos Baha'is no Irão. Aqui fica uma tradução não oficial:
A UE expressa a sua séria preocupação sobre a situação que se agrava para as minorias étnicas e religiosa do Irão, em particular a situação difícil dos Baha’is. Segundo relatórios fidedignos, o sistema de justiça iraniano confirmou que 54 Baha’is foram condenados por um tribunal de Shiraz por “propaganda contra o regime”. Três dos Baha’is condenados terão de cumprir uma pena de três anos de prisão; os restantes 51 foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa.

A UE está preocupada com a contínua e sistemática discriminação e hostilização dos Baha’is no Irão, incluindo a expulsão de estudantes de Universidades e Liceus, as restrições ao emprego e as campanhas de propaganda anti-baha’i nos media iranianos.

A UE expressa a sua firme oposição a todas as formas de discriminação, em particular sobre a liberdade religiosa. Neste contexto, a UE insta a Republica islâmica do Irão a libertar os prisioneiros Baha’is e a parar as perseguições aos membros da minoria Baha'i devido às suas crenças e à pratica da Fé Baha’i

Os países candidatos, Croácia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia, os países do processo de Estabilização e Associação e potenciais candidatos, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, e os países da EFTA, Islândia, Liechtenstein e Noruega, e os membros da Área Económica Europeia Ucrânia e Moldávia, alinharam nesta declaração.
------------------------------------
SOBRE ESTE ASSUNTO:
EU: Bloc slams worsening plight of Iran's minorities (AKI Adnkronos)
EU "dismayed" by human rights violations in Iran (M&C News)

Sem comentários: