domingo, 13 de abril de 2008

Esperemos que não se aproveitem...

Ontem à noite as agências noticiosas davam conta de uma explosão ocorrida numa mesquita em Shiraz no Irão. Entre as vítimas havia 10 mortos e mais de uma centena de feridos. Hoje os media e vários blogs fazem eco da notícia e revelam alguns detalhes. Na mesquita em causa, decorriam semanalmente reuniões onde os clérigos repetidamente amaldiçoavam os Wahabis e os Bahá'ís. Foi durante um desses discursos que a explosão ocorreu.

Entretanto, fontes oficiais iranianas referem que no local também se realizava uma exposição sobre a guerra Irão Iraque. Dessa exposição faziam parte algumas munições, e algumas delas teriam sido a causa da explosão.

Mesmo que tenha sido esta a causa, não seria de admirar que alguns radicais atribuíssem ao baha’is a culpa por esta explosão. Era mais um pretexto para aumentar a hostilidade contra os bahá'ís. Geralmente, os radicais islâmicos do Irão costumam aproveitar-se destas situações...

------------------------------------------
ACTUALIZAÇÃO nº 1: Para o exterior as autoridades passam a mensagem de que se tratou de um acidente; mas internamente vai-se transmitindo a ideia de que os Bahá'ís e os Wahabis são os responsáveis pelo sucedido. E é suposto Bahá'ís e Wahabis estarem a trabalhar lado a lado com estes objectivos. Está-se mesmo a ver!...
Para quem sabe persa, veja aqui, aqui e aqui. Note-se já temos aqui apelos à morte dos Bahá'ís.

ACTUALIZAÇÃO nº 2: Circulam e-mails a acusar os baha'is: Bahai bombers in Shiraz?

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei que isso não tem haver com o tópico,mas dá 1 olhada em algo que eu achei interessante.
http://www.youtube.com/watch?v=jhUNf8nVpCM&feature=related
No video The Bahá'ís Question um dos homens que se opõe a opressão contra os Bahá'ís no Iran é nada menos que o candidato a presidência americana John McCain,olha no 8:50 minutos do vídeo.

Marco Oliveira disse...

Pioneiro,
Barack Obama frequentou durante algum tempo encontros baha'is; e os Clinton também sempre foram muito simpáticos para com os Baha'is.

Anónimo disse...

Não tou a ver os radicais a deixar de aproveitar esta oportunidade.

Anónimo disse...

E é porque os mais creativos ainda não se lembraram de começar a divulgar que os bahá'is são terroristas suicidas! Se for preciso até garantem que foi encontrado um corpo (de um bahá'i, claro), mesmo que virtualmente, bastando para isso "passarem a palavra"...
Estou mesmo a ver: um bahá'i estava a ver a exposição, vê um explosivo ali a jeito, esquece-se da proibição do uso de qualquer tipo de violência e...bum!!! Tudo pelos ares!
De lamentar este drama, todas as vítimas e suas famílias.

Anónimo disse...

interessante,não sabia disso sobre o Barack Obama,mas eu sei que a Hillary já recitou uma oração Bahá´í num casamento da minha prima(ela trabalhou no partido dela).Mas de qqlr forma agradeço pela informação.Eu acompanho as eleições dos EUA,mas na verdade não estou mto pela torcida d qm ganha ou não,o importante é qm entrar melhorar a situação dos EUA pois eles tem um impacto direto com todo o mundo.

Anónimo disse...

pioneiro, recitou uma oração bahai? credo espera só ate a fox news saber disso :)

Anónimo disse...

Imperdoável, Marco!
Como é que se permite publicar comentários de pessoas que escrevem criativos com "e"!? Eu cá não deixava, ele há cada um...que falta de rigor...
:-)

Anónimo disse...

Tudo mundo muito animados e engraçados ;-)
Será o efeito da bomba!!!

Anónimo disse...

Só para deixar aqui uma nota:
Afinal os responsáveis, o dito comité nacional de segurança do Irão, rejeitaram qualquer possibilidade de atentado na explosão da mesquita em Shiraz.
O que agora está em causa é determinar o grau de falta da responsabilidade e da segurança na exposição de munição da guerra Irão e Iraque.