quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mais cinco Bahá'ís detidos no Irão

Segundo notícia hoje o site IranVNC mais cinco (ou seis) baha’is terão sido detidos, após a detenção dos sete lideres da Comunidade Baha’i Iraniana. três destas novas detenções ocorreram na zona de Isfahan, no passado dia 24 de Maio; outras duas (ou três) detenções terão ocorrido na província de Mazindaran, no dia 19 de Maio. Os casos foram reportados por uma organização iraniana de direitos humanos.

As detenções de três baha’is ocorridas em Isfahan - Hooshmand Talebi, Mehran Zini, and Farhad Ferdowsiyan – tiveram por base a realização de um funeral num cemitério baha’i. As detenções ocorridas em Mazindaran surgiram quando dois baha’is foram obrigados a cumprir uma pena de prisão a que tinham sido condenados, depois de um tribunal ter recusado um recurso que tinha sido apresentado no final do ano passado.

O governo iraniano que tinha afirmado oficialmente que as detenções dos sete lideres se deviam a actos contra os interesses do país e a “motivos de segurança”, ainda não fez qualquer comentário sobre estas novas detenções.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há confirmação destas novas detenções?

Marco Oliveira disse...

Carlos,
A minha fonte desta notícia foi o blog "Baha'i Faith in Egypt and Iran" que costuma ser fiável.
Penso que estas detenções se inserem naquele tipo de detenções que ocorrem ciclicamente, mas às quais a imprensa mundial não presta muita atenção.