sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Bahá’ís obtêm pleno reconhecimento no Vietname

A Comunidade Bahá’í do Vietname foi reconhecida como comunidade religiosa de pleno direito pelo Governo Vietnamita. Numa cerimónia realizada em Ho Chi Min City no passado dia 25 de Julho, o Presidente da Comissão para os Assuntos Religiosos do Governo Vietnamita, Sr. Nguyen Thuc Trong, entregou o certificado de reconhecimento oficial aos representantes da Assembleia Espiritual Nacional (AEN) dos Baha’is do Vietname.

Este reconhecimento é o acto final do processo de reconhecimento, que incluiu a eleição da AEN depois de um interregno de muitos anos. Na prática, isto significa que a Comunidade Bahá’í do Vietname está oficialmente reconhecida como organização religiosa e pode desenvolver actividades em pé de igualdade com outras religiões que obtiveram igual reconhecimento.

A agência de notícias governamental referiu-se ao evento considerando que o reconhecimento da religião Bahá’í “abre um novo rumo para o desenvolvimento de toda a comunidade Baha’i, motiva os seus seguidores a contribuir mais para as actividades sociais e humanitárias e a esforçarem-se por preservar os valores espirituais tradicionais”.

A Fé Bahá’í estabeleceu-se no Vietname em 1954, e a primeira AEN foi eleita 10 anos mais tarde. Em meados dos anos 1970, as actividades formais da comunidade foram suspensas. Hoje em dia os Baha’is vietnamitas empenham-se na consolidação da sua comunidade, lançando projectos de desenvolvimento social - principalmente na área da educação - que visam beneficiar todos os vietnamitas.

--------------------------------------------------------
Sobre este assunto:
Recognition for Baha’i religion (Vietnam News)
Baha’i community recognised as religious organisation (Vietnam Net)
Religion : la Communauté de Baha'i reconnue officiellement (Le Courrier)
Vietnam recognizes Baha’is as religious community (BWNS)

3 comentários:

Anónimo disse...

Fico muito feliz!
Notícias destas provam que as coisas podem mudar...para melhor!

Dad disse...

Boa notícia, mesmo!

Bom fim de semana, Marco!

Beijinhos,

Nota de rodapé:
Marco: se a moderação existe para que são estas infernais letras que o blog aleatóriamente nos faz escrever?
Estou a ver que não consigo publicar...
Já vou na 4ª vez...

Anónimo disse...

dad,

Essas "infernais letras" são uma forma de pôr à prova uma virtude: a paciência! :-)