sábado, 30 de agosto de 2008

Iémen vai deportar Bahá'ís?



Alguns dos Bahá’ís detidos no passado mês de Junho no Iémen, correm o risco de vir a ser deportados para os seus países de origem, apesar de viverem com as suas famílias e trabalharem naquele país há mais de 25 anos. Isto significa que do grupo de seis detidos, três correm o risco de vir a ser deportados para o Irão (onde provavelmente os aguarda a prisão e tortura) e um quarto pode ser expulso para o Iraque. Outros dois detidos, de nacionalidade iemenita foram, entretanto, libertados.

Recorde-se que no passado mês de Junho um grupo de seis Bahá’ís foi detido na capital, Sanaa, após rusgas efectuadas nas residências de diversas famílias bahá’ís. Durante essas rusgas foram apreendidos diversos documentos, fotografias, CD’s e um computador.

A Comunidade Internacional Bahá’í tem acompanhado a situação e considerou que esta detenção sem a formalização de qualquer acusação é um caso de perseguição religiosa, recordando que a deportação de qualquer pessoa para um país onde enfrenta a possibilidade de tortura é uma violação da lei internacional.

As autoridades iemenitas têm dado a entender que as detenções se deveram a suspeitas de proselitismo ilegal, facto que tem sido negado pelos Baha’is. Actualmente existem no Iémen cerca de 250 Baha’is; estes sempre gozaram de uma relativa liberdade para praticar a sua religião.

--------------------------------------------
Sobre este assunto:
Baha'is imprisoned in Yemen may face imminent deportation to Iran (BWNS)
Update on arrested Baha’is in Yemen (MNBR)

Sem comentários: