terça-feira, 19 de agosto de 2008

Shirin Ebadi contra-ataca!

Ao longo do dia de ontem várias agências noticiosas e jornais online noticiaram que Shirin Ebadi ia processar judicialmente a IRNA (Agência Noticiosa Oficial Iraniana) devido à divulgação de um artigo onde se diziam que a sua filha, Narges Tavasolian, se tinha convertido à Fé Bahá’í há cerca de um ano atrás. Também serão processados todos os media iranianos que divulgaram a notícia.

Recorde-se que no passado dia 6 de Agosto a Srª Ebadi e a sua filha negaram prontamente a notícia posta a circular, afirmando são e sempre foram xiitas. A notícia surgiu depois da Srªa Ebadi ter aceite (juntamente com outros dois advogados activistas dos direitos humanos) a defesa dos sete dirigentes baha’is que se encontram detidos na prisão de Evin desde o passado dia 14 de Maio. Para os observadores, tratou-se de uma forma de intimidação por parte das autoridades iranianas.

É importante ter presente que este tipo de alegação (num país governado por um regime fundamentalista islâmico, onde a religião Baha’i é perseguida) equivale a uma acusação de apostasia, um acto punível com a morte segundo o código penal iraniano. Assim, a notícia da IRNA é mais do que um acto de difamação: é uma ameaça oficial à segurança pessoal da advogada, sobretudo num momento em que se intensificam os ataques contra baha’is no Irão.

O envolvimento de Shirin Ebadi na defesa dos Direitos Humanos no Irão valeu-lhe o prémio Nobel da Paz em 2003. Em Abril, a advogada afirmara ter recebido ameaças de morte no seu escritório; algumas dessas ameaças eram assinadas por um grupo intitulado “Associação dos Anti-Baha’is”.

-----------------------------------------------------
Sobre este assunto:

Iran's ebadi lodges complaint over Bahai claim (AFP)Mme Ebadi porte plainte contre IRNA pour diffamation (La Croix)Iran: Nobel laureate files lawsuit against news agency (Jerusalem Post)Le prix Nobel de la paix Shirin Ebadi porte plainte contre IRNA (Yahoo - Quebec)

Sem comentários: