quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Deverei preocupar-me?

O presidente boliviano, Evo Morales, visitou o Irão e foi saudado por Ahmadinedjad, que lhe afirmou: «O povo da Bolívia quer decidir de forma independente sobre o futuro de seu país e estabelecer a justiça e o desenvolvimento em sua terra». Entre outras coisas, o presidente iraniano afirmou que o Irão estará sempre junto à Bolívia «frente aos inimigos».

Ora a 1% da população boliviana é Bahá’í. Só espero que a retórica fundamentalista iraniana não inspire o presidente boliviano a iniciar perseguições, ou discriminações, religiosas contra os mais de 90.000 baha’is bolivianos. Seria trágico se a Bolívia tentasse imitar o que há de pior no Irão.

Ficamos à espera do que o futuro nos reserva.

------------------------------------------------------
Sobre este assunto:
Ahmadinejad: Irão e Bolívia partilham objectivos (Diário Digital)
Tehran, La Paz natural allies: Ahmadinejad tells Morales (AFP)
Ahmadineyad y Morales forjan una alianza incondicional (El Pais)
Bolivia's Morales visits Iran (CNN)

9 comentários:

Anónimo disse...

acho que na bolivia são 3%, pelo menos foi o numero que sempre vi :)

Marco Oliveira disse...

A Wikipedia refere mais de 1%...

Anónimo disse...

Quantos mais, melhor... :-)

Marco Oliveira disse...

A página da Wikipedia sobre a Bolivia fala em mais de 1%.
Mas há uma outra página que refere 3.25%.
Ver: List of religious populations. Mas esta página contém informação que não está validada.

Anónimo disse...

eu acho que 1% são as estatisticas oficiais Bahais e 3% são os do census do governo, há muitos motivos para esta diferença, uma é que os bahais não contam as crianças, e o centro mundial costuma ser um pouco conservador nas estatisticas ( há muitos anos que ja não somos apenas 5 milhoes). Outro motivo curioso, é que muitos bolivianos em areas mais isoladas conheceram a fé bahai atraves de programas de radio.

sempre temos akelas ilhas do pacifico com 30% Bahais :)

Anónimo disse...

Ó Iuri, segundo a estatistica apresentada pelo próprio Marco a ilha do Pacifico com maior percentagem de bahais é Nauru com 9%,o que em termos absolutos dá menos bahais que em Portugal!

Anónimo disse...

Perdoem-me, podemos continuar a discutir se, percentualmente, os bahá'i são mais ou menos, nesta ou naquela zona do planeta. Contudo, torna-se irrelevante face ao tema central: o que pode resultar desta visita e em que é que realmente pode afectar os bahá'i, face a uma possível influência nociva, infelizmente já tão familiar!
O título deste post é muito sugestivo e suponho que extensível a todos os que partilham esta preocupação. Aliás, deveremos preocupar-nos?
Recorrendo à minha ignorância, há historial de intolerância religiosa na Bolívia ou, concretamente, face aos bahá'i?

Anónimo disse...

Ó Anonimo, seja lá quem fores :) ia jurar que tinha visto em algum lado 30%, mas o facto é que não estou a encontrar nada no google que suporte isso, portanto, tens toda a razão, obrigado pela correção e abraço

A Arte da viver. disse...

Mesmo que seja menos ou mais, o importante e nos lembrar do que ta acontecendo com os bahais no Irâ, o numero nao e importante qt as vidas que podem vir a correr perigo, espero mesmo que o presidente nao venha mesmo copiar estas iniciativas do irã.