terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ban Ki-moon e os Direitos Humanos no Irão





O Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon expressou ontem as suas preocupações pela situação dos Direitos Humanos no Irão, apelando ao Governo Iraniano que se empenhe mais no combate à discriminação contra as mulheres e as minorias, referindo explicitamente o caso da Comunidade Bahá'í como vítima de discriminação.

O diplomata coreano acrescentou que existem diversas informações que apontam para a "um aumento nas violações de direitos contra as mulheres, estudantes universitários, professores, trabalhadores e outros grupos de activistas", declara-se num relatório distribuído pelo Secretário-Geral aos 192 estados membros da ONU. Casos de apedrejamentos, execuções públicas, amputação e mortes ou suicídios suspeitos de prisioneiros sob custódia também são referidos neste relatório.

Além de reafirmar as posições da ONU sobre a pena de morte e a execução de menores, Ban Ki-Moon lembrou que a constituição iraniana proíbe a tortura, mas o código penal não possui uma definição clara de tortura enquanto ofensa criminal.

-------------------------------------------
Sobre este assunto:
Ban criticises executions in Iran (BBC)
Iran: Ban concerned by treatment of women, juvenile executions (UN News Centre)
Report details U.N. concerns on Iran human rights (Reuters)
L'Onu préoccupée par la situation des droits de l'homme en Iran (Le Point)
ONU manifiesta preocupación por derechos humanos en Irán (El Universal, Venezuela)

Sem comentários: