sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Gato escondido com o rabo de fora...

O novo ano lectivo recomeça no Irão e todos os alunos retomam os seus afazeres escolares. Todos os alunos... não será bem assim! Na verdade continua a existir aquela minoria para a qual está vedado o acesso ao ensino superior. E por muito que o Governo iraniano afirme que os Bahá’ís são livre de frequentar o ensino superior, as informações surgidas nas duas últimas semanas provam que a política de bloqueio de acesso dos Bahá’ís ao ensino superior continua em vigor

O esquema aplicado é simples: primeiro todos os estudantes realizam o exame de acesso ao Ensino Superior no qual devem identificar a sua filiação religiosa. Posteriormente, quando são publicados os resultados oficiais, os estudantes baha'is verificam que o seu processo de candidatura se encontra classificado como "incompleto". E recordemo-nos que os estudantes que no ano passado foram vítimas do mesmo esquema e decidiram levar o caso a tribunal, acabaram por ver os tribunais a rejeitar as suas queixas.

E mais estranho ainda é que o site oficial consultado por estes alunos ao apresentar a mensagem de erro de "ficheiro incompleto" faz um redireccionamento para um link que termina com as palavras error_bah, uma aparente referência ao facto da candidatura estar incorrecta pelo facto do aluno ser Bahá'í. (se tiver dúvidas consulte o site: http://82.99.202.139/karsarasari/87/index.php?msg=error_bah e veja aqui a tradução dessa página em inglês). Como se diz em bom português: Gato escondido com o rabo de fora...

O site oficial iraniano apresentando a mensagem de erro para os Bahá'ís.
(clique na imagem para ampliar)

Recorde-se que no processo de candidatura e avaliação para o ano lectivo 2007-2008 mais de 1000 estudantes baha’is iranianos candidataram-se ao Ensino Superior, mas cerca de 800 foram excluídos devido ao alegado problema dos "ficheiros incompletos".

Bani Dugal, a representante da Comunidade Internacional Bahá’í junto das Nações Unidas descreveu o caso como a continuação de uma política de segregação educativa baseada na discriminação religiosa: "O efeito destas políticas do Governo Iraniano é fechar as portas das Universidades aos Bahá'ís, apesar do Irão ser signatário de leis e convenções internacionais que defendem o direito à educação. Apelamos à Comunidade Internacional, em especial às universidades, aos professores e aos alunos que protestem em defesa dos jovens estudantes baha’is iranianos."

Sobre esta situação, Ahmad Batebi, um conhecido activista iraniano de direitos humanos escreveu um artigo intitulado “Os Baha’is e o Ensino Superior no Irão”, onde expressa a sua indignação perante este caso. Esse artigo foi referido aqui neste blog.

Sem comentários: