domingo, 12 de outubro de 2008

«O criacionismo é uma grande tolice»

Num artigo do jornal Expresso sobre a pouca atenção que, em Portugal, o ensino dedica à evolução, apresenta-se a seguinte nota com opiniões de Luis Archer e de Manuel Morujão:

Não há "incompatibilidade nenhuma entre a religião e a ciência porque a primeira procura o porquê e a segunda o como", considera o padre jesuíta e cientista Luís Archer, acrescentando que o "criacionismo é uma tolice de todo o tamanho". Os criacionistas defendem que a vida na terra e as espécies foram criadas por Deus, tal como é relatado na Bíblia e não que evoluíram em resultado de um processo de selecção natural. Luís Archer, 82 anos, doutorado em Genética Molecular e ex-Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, insiste que "é um disparate as pessoas pensarem que a Bíblia é um livro de ciência" e argumenta que "Deus não é necessário para explicar a origem da vida e a origem do Homem".

O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, assinala também que "o verdadeiro debate não se situa entre criacionismo e evolucionismo, mas sim entre fixismo e evolucionismo, como se falava até Darwin, e continua em aberto". E a pergunta que se coloca é: "Terá Deus criado o universo de modo evolucionista ou fixista (havendo apenas multiplicação de indivíduos dentro da mesma espécie fixa, desde o início)?" Quanto ao resto, "as primeiras páginas do livro dos Génesis não são uma lição sobre ciência, mas uma catequese sobre Deus". Em suma, "a religião não deve tornar-se ciência e a ciência não deve fazer-se religião".

-----------------------------------------

COMENTÁRIO: Para um Bahá'í este tipo de declarações (que reflectem uma entendimento da compatibilidade e harmonia entre ciência e religião) nada tem de surpreendente. Afinal, foi 'Abdu'l-Bahá que afirmou que «Quando uma religião se opõe à ciência, torna-se mera superstição: o que é contrário ao conhecimento é ignorância». Porque será que isto ainda é difícil de perceber por algumas pessoas?

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Marco,

Podes dizer-me onde encontrar documentação/textos/livros que falem sobre a perspetiva baha'i da criação/evolução e a harmonia existente entre ciência e religião?
Encontrei a referência a este livro:Evolution and Bahá'í belief: ʻAbduʾl-Bahá's response to nineteenth-century Darwinism
Mas penso que não consigo encontrar cá. Há outros do mesmo teor? (leio facilmente em Inglês)
Obrigada,
Raquel Tavares
(amiga/facebook- não coloquei o meu endereço de email, tal como pede aqui, porque não consegui )