sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Uma nova governação mundial

Dominique Strauss-Kahn, director-geral do Fundo Monetário Internacional, foi hoje notícia nos media internacionais, ao declarar numa entrevista ao jornal Le Monde que vai propor na Cimeira do G-20 (a realizar em Washington no próximo dia 15) um plano para uma nova governação mundial, também descrita como uma estratégia de regulamentação global.

O plano de Strauss-Kahn assenta em vários princípios que visam estabilizar os mercados mundiais, pedindo aos países do G-20 que se "tirem lições das políticas que levaram a estas 'bolhas' e que estão a destruir a economia real" e apela à reflexão com vista à criação de "um sistema mundial mais coerente porque mais simples, mais eficiente porque mais coordenado".

O facto da reunião de Washington se realizar com os países do G-20 (e não do G-8) já foi uma boa notícia. No fundo alarga-se o leque de países envolvidos no processo de tomada de decisões sobre assuntos que afectam toda a humanidade. E esta notícia sobre o plano de Strauss-Kahn é igualmente positiva.

E a propósito desta reunião do G-20, não posso deixar de lembrar as palavras de Bahá'u'lláh: "Haverá de chegar o tempo em que a necessidade imperiosa da convocação de uma vasta e ampla assembleia de homens será universalmente percebida. Os governantes e os reis da terra terão de tomar parte dela, e, participando nas suas deliberações, deverão considerar métodos e meios capazes de assentar os fundamentos para a Paz Maior, mundial, entre os homens".

A reunião de Washington não será, certamente, essa reunião antecipada por Bahá'u'lláh. Mas é um bom sinal. Como bahá’í não posso deixar de a considerar como um passo positivo que nos leva a caminho de uma nova ordem mundial mais justa e equilibrada. Tal como Strauss-Kahn, também eu espero que na cimeira de Washington se faça uma avaliação correcta da situação história em que vivemos e que surja um impulso decisivo para a reforma da governação mundial.

------------------------------------------------
Sobre este assunto:
Crise Financeira: Director-geral do FMI propõe "nova governação" para superar a crise financeira (Lusa)
IMF Chief Says G20 Should Build Global Governance, Monde Says (Bloomberg)
Optimiste sur les marchées, Strauss-Kahn va proposer une nouvelle gouvernance (AP)
Propondré al G-20 un plan de nueva gobernanza mundial (El Pais) (Lusa)

1 comentário:

João Moutinho disse...

O G-20 representa 19 países, é engraçado.
Mas penso que o 19 aqui surge por acaso sem nenhum misticismo.