terça-feira, 11 de novembro de 2008

90 anos depois do Armistício



Passam hoje 90 anos sobre o Armistício, o fim da grande guerra, aquela guerra que era suposto pôr fim a todas as guerras. Se pensarmos que se seguiu outra guerra ainda mais cruel e sangrenta podemos concluir que tudo foi um esforço em vão, uma enorme ilusão.

Gostaria de saber o que sentiu o meu avô naquele dia, depois de viver tantos meses na trincheiras lamacentas da Flandres. Mas o tempo apagou essas memórias. «Ele era muito sucinto sobre as histórias que contava sobre a guerra», diz-me o meu pai, «E como capitão-médico via imensa gente estropiada e morta. Não gostava de lembrar aqueles tempos horríveis».

A 90 anos de distância dou por mim a pensar para que serviu o sacrifício do meu avô. E acabo por me lembrar das palavras de Bahá'u'lláh: "Essas lutas infrutíferas, essas guerras ruinosas cessarão e a Mais Grandiosa Paz virá."

Sem comentários: