segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fareed Zakaria: O Mundo Pós-Americano (6)

Escreve Fareed Zakaria no seu livro "O Mundo Pós Americano":
Os Estados Unidos continuam a ser de longe o país mais poderoso, mas estão num mundo com vários outros poderes importantes e com mais capacidade de afirmação e actividade por parte de todos os actores. Este sistema internacional híbrido - mais democrático, dinâmico, aberto e interligado - é aquele em que é provável que vivamos ainda durante algumas décadas. É mais fácil definir aquilo que não é do que aquilo que é; é mais fácil descrever a era de que nos estamos a afastar do que a era na qual entramos – e daí o mundo pós-americano.
(...)
Na ordem internacional de hoje, os avanços acarretam compromissos. Nenhum país consegue tudo o que quer. Estas ideias são fáceis de escrever, mas difíceis de pôr em prática. Implicam que se aceite o crescimento do poder e influência de outros países, assim como da preeminência dos seus interesses e preocupações. Este equilíbrio - entre acomodação e discussão - constitui o principal desafio para a política externa americana nas próximas décadas. (p. 48-49)
Penso que Fareed Zakaria é particularmente feliz nesta análise. Considero-a um vislumbre de um dos requisitos da próxima etapa na evolução do relacionamento entre as nações. E penso que as suas palavras não se aplicam apenas à política externa americana, mas também à política externa da União Europeia e dos países Europeus.

Sem comentários: