sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ataque aos Derviches de Isfahan



A BBC Persa e a Radio Free Europe divulgaram ontem a notícia da destruição de uma mesquita Sufi na cidade de Isfahan. A destruição foi feita pelas forças da autoridade que usaram buldozers e não apresentaram qualquer justificação para o seu acto. Tal como tem acontecido com os Baha’is, também os Sufis têm sido alvo de diversos actos de hostilização e intimidação.

Em Isfahan, há já algum tempos que os Derviches Gonabadi suspeitavam que as autoridades tentassem demolir a sua mesquita, à semelhança do que tinha acontecido noutras cidades. Alguns chegaram mesmo a dormir no interior do edifício com o intuito de o proteger. Mas na noite de 18 de Fevereiro nada disso valeu.

As forças da autoridade chegaram, prenderam os ocupantes do edifício, confiscaram mobiliário e tapetes, e usaram buldozers para demolir o edifício.

Esta mesquita era ponto de encontro dos derviches Gonabadi, para práticas de oração, meditação, leitura de poesia Sufi e realização de cerimónias religiosas. Também possuía uma biblioteca onde se guardavam livros religiosos.

Há um pormenor da notícia que é surpreendente: quando a mesquita foi cercada, as forças policiais usaram buzinas e fizeram avisos através de altifalantes: "Estas pessoas são Baha’is! Apanhem-nos e destruam-nos!!!"

----------------------------------
FONTES:
Iranian Authorities Destroy Sufi Holy Site In Isfahan (RFE)
(BBC Persian) حسینیه دراویش گنابادی در اصفهان تخریب شد

1 comentário:

Anónimo disse...

A sede de perseguição aos Bahá'is é tal que já se baralham todos.
Que cegueira doentia!!!!!!!